Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19.

O Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, instalado anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), assistiu 143 pessoas nos dias 27 e 28, sendo 69 no sábado e 74 no domingo. Até o fim da manhã desta segunda-feira (29), três pacientes ocupavam leitos de observação, mas todos estáveis.

Segundo a gerente da UPA, Marluce de Fátima Vieira, o paciente com estado de saúde mais crítico nesse período foi um homem de 60 anos. “Ele deu entrada no dia 27, às 22h, sendo necessário proceder a intubação por volta da meia-noite. Na noite do domingo, o idoso conseguiu transferência para o Hospital Regional Antônio Dias”, explicou.

Além dos cinco leitos de emergência – com monitores, bombas de infusão e dois ventiladores mecânicos – o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 possui oito vagas ambulatoriais, equipadas com pontos de oxigenoterapia. Um consultório médico e uma sala de triagem foram instalados no local a princípio, mas o município já estuda a possibilidade de se instalar um segundo consultório.

A Secretaria de Saúde já solicitou a construção de um refeitório e de uma área de descanso para os servidores à empresa responsável pela locação da estrutura que abriga o anexo. Embora o centro de atendimento aproveite grande parte da estrutura funcional da UPA, o que ajuda a reduzir os custos, foi necessário contratar novos profissionais e está em andamento chamamento público para contratação de três médicos.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas