As aves fizeram morada em uma torre de energia elétrica da Cemig e vem se multiplicando.

O Projeto da Vigilância Sanitária de conscientizar a população para conter a praga em que se transformou a presença de pombos no perímetro urbano de Patos de Minas ainda não surtiu o efeito desejado. No bairro Santo Antônio, as aves fizeram morada em uma torre de energia elétrica da Cemig e vem se multiplicando.

De longe é possível ver a revoando dos pombos sobre o bairro. A beleza da imagem, no entanto, não condiz com o perigo que essas aves representam para os humanos.  Os chamados pombos domésticos transmitem uma série de doenças, que vão desde uma simples alergia até sérios problemas de respiração.

O risco de contaminação está nas fezes dos pombos. Elas contêm fungos que podem facilmente ser inalados junto com a poeira. Esses fungos podem provocar micoses e problemas respiratórios semelhantes à meningite, como histoplasmose e criptococose ou a clamidiose (bactéria), que causa sintomas variados, de febre à problemas na respiração.

Em Patos de Minas, os pombos se transformaram em uma praga urbana. Eles estão presentes em praças, construções abandonadas e também no Mercado Municipal. A Vigilância Sanitária orienta as pessoas a não alimentarem essas aves. Sem comida, os pombos tendem a migrar para outras áreas.