Centenas de fiéis trabalham na confecção dos tapetes de Corpus Christi em Patos de Minas

Cada uma das oito Paróquias de Patos de Minas ficou responsável por enfeitar um trecho do trajeto.

publicado em 20/06/2019, por Maurício Rocha


Centenas de pessoas tambalharam na construção dos tapetes.

Centenas de fiéis levantaram cedo neste feriado de Corpus Christi em Patos de Minas. Eles doaram trabalho para confeccionar os tapetes para a passagem da procissão, que este ano seguirá da Catedral de Santo Antônio para a Igreja do Rosário.

Cada uma das oito Paróquias de Patos de Minas ficou responsável por enfeitar um trecho do trajeto, por onde irá passar a procissão do Corpo de Cristo. E eles capricharam. Com serragem colorida, sal, materiais recicláveis e muita criatividade, eles produziram no asfalto os símbolos da eucaristia e muitas mensagens de fé e amor.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

A confecção dos tapetes para a procissão de Corpus Christi faz parte da tradição. O trabalho é feito todos os anos, sendo que para cada ano é escolhida uma paróquia diferente como destino da procissão. O objetivo da celebração que é sempre o mesmo, reverenciar a eucaristia que simboliza o Corpo de Christo.

Após concluir a confecção dos tapetes, os fieis vão para casa e retornam às 16h, quando acontece a missa campal e logo em seguida a procissão do Corpus Christi.

Imagens atualizado em 20/06/2019 • 42 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 20/06/2019
Compartilhe:

13 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Reflitam | 2 meses atrás

    Olá meus irmãos, sou católica e super respeito qualquer religião que for para transmitir amor e respeito. O nosso Deus é um só, crentes todos nós somos, pois cremos em um Deus do impossível, um Deus de amor e reconhecemos o amor Dele por nós. Não acho coerente, evangélicos atacarem nossa crença, assim como acho menos coerente ainda sermos iguais atacando novamente. Cada religião tem a maneira de expressar sua DEVOÇÃO E CRENÇA, nós não idolatramos imagens de barro como disseram, posso afirmar para todos que quando entrarem em qualquer igreja católica no centro dela ou seja no altar o único ser que está exposto é Jesus Cristo, aquele que deu sua vida por nós, e como por obrigação temos que amar Ele, como Ele nos amou e nos ama. As imagens como ditas, são imagens que representam Maria mãe de Jesus, que diferente de alguns que tem a dificuldade de entender sua importância, temos ela como mãe assim como foi pra Jesus, Ela foi o primeiro ostensório pois se foi Ela que gerou um salvador do mundo. Se Jesus é Santo, imaginem o útero que o gerou?! Creio em um só Deus que fica triste com tantos ataques, de nós míseros seres humanos, a nossa maior falha está aí a falta de respeito um com o outro. E quando alguns falaram de atrapalhar o trânsito, sabemos da dificuldade de cada um, mais o problema não foi impedir o trânsito foi simplesmente o desconforto de aceitar a doutrina e a crença do próximo, sabiam que ali estava impedido, desse a volta e passasse por outro lugar, assim você não ficaria tão chateado e nem teria o trabalho de atacar o outro. Enfim, e pra terminar, vamos amar um ao outro, afinal aquele que você aponta o dedo pode ser o primeiro a te estender a mão para te ajudar.

    7 0 Responder

    Humildade - 2 meses atrás

    Que possamos ser mais humildes...

    2 0

  • Siqueiro | 2 meses atrás

    Eta povinho q reclama de tudo.....a da das coisas feitas pra Deus...por isso esse mundo ta assim

    5 0 Responder

  • Tiozão do Corcel 2 meses atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Eder - 2 meses atrás

    Tiozao larga de ser intolerante, pega uma vassoura e vai varrer as sujeiras da sua boca!

    2 0

  • Bolsonaro mito 2 meses atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Eder - 2 meses atrás

    Entao vc nao presta atencao no transito meu amigo!

    1 2

    Motoqueiro fantasma - 2 meses atrás

    Eu passei em cima de um pedaço kkk a puliça viu mandou para eu acererei nem olhei pra trás kkk

    4 14

  • Jó patense | 2 meses atrás

    Sei que este jornal é escrito para um público variado e, talvez na tentativa de ser mais compreendido, disse que a Eucaristia é símbolo do Corpo de Cristo. Ora, isto não está de acordo com a teologia católica que diz que a Eucaristia é realmente o Corpo de Cristo, seu Sangue e Divindade, ou seja, na Eucaristia está presente verdadeiramente Jesus Cristo através do sacramento da Eucaristia.

    7 7 Responder

    Glenn Greenwald / Edward Snowden - 2 meses atrás

    Infelizmente, ainda não entendemos o Cristo Cósmico e nem o Jesus Libertador, por isso, quem sabe, Ele nos ditou a metáfora "Isto é o meu Sangue, bebei todos vós; Isto é o meu Corpo comei todos vós". Ainda temos a necessidade de artigos de fé e ornamentos para celebrarmos o nosso entendimento sobre Jesus, o Cristo de Deus. Mas , podemos entender que o Cristo é Grande demais para usar um corpo humano e estar Presente como afirmação "Onde estiverem duas ou mais pessoas reunidas em meu nome, eu estarei no meio delas" MAS ACHO MUITO BONITA A DEDICAÇÃO DO FIÉIS NA CONFECÇÃO DO TAPETE E É MUITO BONITO QUE DÁ PENA DESFAZER.

    11 3

  • Jó patense | 2 meses atrás

    Bendito seja o Santíssimo Sacramento do Altar! Irmãos, me permitam fazer uma sugestão. Eu já tenho quase 40 anos e, desde a minha adolescência, a Procissão de Corpus Christ sempre vai para as mesmas paróquias. Entendo que isso seja uma maneira de Jesus Sacramentado percorrer outras partes da cidade. Mas por que não fazer diferente? Patos de Minas já é uma cidade de médio porte, podemos dizer que é uma cidade grande. Por que não fazer a procissão de Corpus Christi em cada paróquia? Ou seja, cada paróquia faz a sua própria procissão.

    8 4 Responder

    proletário - 2 meses atrás

    A Bíblia diz em Oseias cap. 4 vers. 6 "O meu povo padece porque lhes faltou entendimento" e hoje continua a mesma coisa. já que continuam adorando e carregando deuses mudos e se esquecendo de Jesus ressuscitado. É como Isaías cap. 45, vers, 20 diz: "Nada sabem os que carregam em procissão as suas imagens de escultura".

    0 8

    - 2 meses atrás

    Acho que assim é uma forma de unir as várias comunidades em um só ato, afinal uma cidade com 150 mil habitantes não é tão grande assim.

    2 0