Cemig dá 7 dicas para economizar energia durante o período de férias escolares

Mudanças de hábitos simples são fundamentais para que não haja surpresas na conta de energia

publicado em 14/01/2020, por Farley Rocha


Imagem Ilustrativa.

O período de férias escolares e as altas temperaturas registradas em janeiro podem fazer com que a conta de energia fique mais elevada do que o costume. Seja pelo fato de que as pessoas fiquem mais tempo em casa ou pelo uso de aparelhos eletrônicos utilizados para climatizar o ambiente. Por isso, a Cemig orienta os consumidores sobre o que fazer para não ter surpresas em relação à conta de energia, com mudanças simples que podem fazer a diferença e evitar sustos na hora do pagamento.

Veja as dicas elaboradas pelo gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz:

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

Ao adquirir um equipamento, o cliente deve dar preferência àqueles com selo Procel ou com a etiqueta do Inmetro com a letra “A” – considerados mais eficientes. Quando você compra o equipamento novo, a tendência é buscar aquele um pouco mais barato e muitas vezes menos eficiente. Porém ao longo do tempo de uso, você vai pagar mais caro pelo consumo de energia elétrica   do equipamento. É o barato que sai caro.

Controle o tempo de banho

É importante estar atento, ainda, ao aumento do número de pessoas em casa, que é característico do período de férias, já que nesta época do ano é comum receber visitas. Com mais pessoas em casa, também sobe a quantidade de banhos e de uso do chuveiro, que é o equipamento que mais consome energia em uma residência, por sua alta potência.

A dica é reduzir o tempo de banho e, se possível, colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’, o que reduz a potência em 30% e pode proporcionar uma redução no consumo ao final do mês de até 10%. Outra dica é substituir o chuveiro convencional de três posições  por duchas eletrônicas que possibilitam mais variações na temperatura e consequentemente a redução da potência do equipamento conforme a necessidade de cada dia.

Retire os aparelhos das tomadas

Neste período do ano, é comum as famílias fazerem viagens por longos períodos. E nem sempre nos lembramos dos cuidados que devemos ter em casa. No caso dos aparelhos elétricos é preciso ter uma atenção especial.

É recomendável retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas e manter apenas aqueles essenciais à segurança e resfriamento de alimentos. Isso evita o consumo de aparelhos em stand-by, responsável por até 15% do consumo do equipamento.

Caso as férias sejam curtidas em casa, vale prestar atenção no uso dos equipamentos.

É comum aumentarmos o uso de aparelhos eletrônicos como videogames, TVs, computadores, tablets, celulares e brinquedos eletrônicos. Por isso, é sempre muito importante só deixar o aparelho ligado na tomada se realmente estiver usando.

Cuidados com a geladeira

A geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, em virtude do abre e fecha ao longo do dia. Uma geladeira em bom estado de uso funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês.

Por isso, evite colocar alimentos ainda quentes no eletrodoméstico, pois isso aumenta o consumo. E converse com suas crianças para que eles peguem tudo o que querem de uma vez só na hora de abrir a geladeira.

Programe a televisão

Sem preocupação com horários e lição de casa, crianças adoram aproveitar esse período para assistir a seus programas favoritos. Seja vendo TV a cabo ou streaming, são capazes de passar horas seguidas em frente à tela. Até o momento em que desabam no sono, sem mexer no controle remoto.

Para evitar o desperdício de energia, caso isso aconteça, a dica é utilizar o temporizador para desligamento automático disponível na grande maioria dos televisores.

Desligue o computador

O computador também deve receber atenção. Normalmente, deixamos o equipamento ligado o tempo inteiro. Mas, apesar de estar preparado para funcionar durante horas seguidas e até dias, é importante desligá-lo, inclusive o estabilizador, em caso de viagem.

Nas pequenas pausas, desligar o monitor conta e muito na hora de economizar energia. Ele é responsável por até 70% do consumo desse equipamento.

Ar condicionado e ventiladores

O ar condicionado é um dos equipamentos mais utilizados para amenizar as altas temperaturas. E atenção: estes aparelhos tem potência elevada mesmo nas versões mais modernas e eficientes. Um modo de economizar energia ao usar o ar condicionado é reduzir o tempo de funcionamento desse aparelho. 

O ventilador é outro equipamento para amenizar o calor intenso, mas, apesar de ter menor potência que o ar condicionado, também deve ser usado com prudência. O ventilador poderá ter uma parcela significativa na conta de energia caso fique o tempo todo ligado na velocidade máxima.

Fonte: Ascom CEMIG

Autor: Farley Rocha Postado em 14/01/2020
Compartilhe:

13 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Gabriel Souza | 6 meses, 2 semanas atrás

    Olá patoshoje o nome condiz com um site moderno e com conteúdo que ajuda muito pra quem procura o assunto. Passando aqui pra contribuir e deixar um material muito especial: Este curso ensina a como TRABALHAR COM ENERGIA SOLAR Acesse o link e confira você NÃO vai se arrepender http://bit.ly/euusoenergiasolar

    0 0 Responder

  • Defensores | 6 meses, 3 semanas atrás

    Q piada é essa ,energia cada vez mas cara ! Bando de ladrões ,

    2 0 Responder

  • Amigo oculto | 6 meses, 3 semanas atrás

    Não faz a mínima diferença essas dicas aí. Se você desliga tudo e não usa nada é mais provável que sua conta venha é mais cara ainda! Isso é JOGADA DE MARKETING! Pra vocês pensarem que a Cemig se importa com seus clientes! Furada pura! A energia de Minas é a mais cara do Brasil! E querem ais é que seus clientes se lasquem!

    3 0 Responder

  • Senhor esperto | 6 meses, 3 semanas atrás

    A maneira mais fácil de economizar enérgia desses lobos devoradores, e vc investir cerca de 5 mil reais em placas fotovoltaicas e não pagar energia nunca mais na sua casa!! Aqui em casa fiz isso, e posso afirmar com toda certeza que realmente vale a pena...

    1 0 Responder

  • Justiceiro | 6 meses, 3 semanas atrás

    Energia solar e ponto final.

    1 0 Responder

  • sentacláudia | 6 meses, 3 semanas atrás

    Lobo ta de dicas de como manter seu galinheiro seguro! aHEUHEUUEHU é piada comigo myfriend?

    12 11 Responder

    correçauum - 6 meses, 3 semanas atrás

    LOBO TE DA DICAS*

    0 0

  • eletricista | 6 meses, 3 semanas atrás

    uma energia tao cara dessas , o jeito mais economico para economizar é arrumar um animal de estimaçao que se chama gato. so os fortes entenderao

    31 5 Responder

  • Pirilampo | 6 meses, 3 semanas atrás

    Gastar minha energia eu sei bem, o problema é o absurdo que estão aumentando e cobrando ela. Depois vem falar de inflação abaixo de 3%, que mentirada é essa, será que pensam que nós somos tolos? Devem pensar mesmo porque elegemos um palhaço pra presidente, Bozo neles... e ainda tem o tal Romeu que ninguém votou nele, nem eu, nem sei como ele chegou lá.

    24 16 Responder

  • a | 6 meses, 3 semanas atrás

    cemig dando dica de como economizar energia? kkkkkk PIADA.

    20 3 Responder

  • Curto e Grosso | 6 meses, 3 semanas atrás

    Nas férias a minha casa fica vazia, viajo praticamente por 15 dias. deixo tudo desligado apenas a geladeira ligada e a conta de energia chega o mesmo valor. Essas dicas da Cemig é meio furada não é? Acredito que isso acontece com a maioria dos leitores dessa matéria. Copasa idem.

    36 2 Responder

    CURIOSO - 6 meses, 3 semanas atrás

    Concordo....fiquei 15 dias fora, só geladeira e freezer ligado e a diferença foi insignificante. Não entendi. Foi menos 04 banhos, micro ondas, TVs, luzes...diários.

    29 0

    DEVANELSON - 6 meses, 3 semanas atrás

    essa cemig é uma mina de roubar

    20 0

carregar mais comentários