Cemig anuncia ex-Cteep Reynaldo Passanezi como novo presidente

A dívida líquida da companhia terminou o terceiro trimestre em 13,6 bilhões de reais.

publicado em 13/01/2020,


A estatal mineira de energia Cemig informou que o economista Reynaldo Passanezi Filho foi nomeado como novo diretor-presidente da companhia, segundo fato relevante nesta segunda-feira.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
TeraByte - Especial Notícias

Passanezi, que foi anteriormente presidente da transmissora de energia Cteep, do grupo colombiano Isa, assumirá o cargo a partir desta segunda-feira no lugar de Cledorvino Belini, que havia sido indicado para o comando da companhia em fevereiro de 2019.

A mudança acontece em meio a planos da gestão do governador mineiro Romeu Zema (Partido Novo) de privatizar a empresa, que é uma das maiores elétricas do Brasil e tem negócios em geração, transmissão e distribuição de energia.

A Cemig não informou de imediato motivos para a substituição de Belini, que comandava um processo de reestruturação da companhia que envolveu corte no número de níveis gerenciais, redução de secretárias e motoristas e até a venda de um avião da empresa, em busca de menores custos.

O executivo, no entanto, seguirá no conselho de administração, de acordo com o comunicado da Cemig.

Antes de atuar na elétrica mineira, Belini fez carreira na montadora Fiat, tendo sido presidente da montadora no Brasil e na América Latina.

Segundo a Cemig, o conselho de administração da empresa aprovou a nomeação de Passanezi nesta segunda-feira.

EMPRESA SÍMBOLO

Considerada uma empresa emblemática em Minas Gerais, a Cemig foi criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek, que depois seria presidente da República.

O governador Zema, eleito em 2018, prometeu em sua campanha privatizar a empresa, o que exige aprovação da venda do controle em plebiscito popular ou mudança da Constituição estadual para retirar essa exigência.

A Cemig reportou prejuízo líquido de 281,8 milhões de reais no terceiro trimestre, contra lucro de 244,5 milhões de reais no mesmo período de 2018, impactada por um contingenciamento bilionário para o cumprimento de contribuições tributárias.

Enquanto o governo mineiro tenta avançar com os planos de privatização, a companhia vinha buscando vendas de ativos para reduzir seu elevado endividamento.

A dívida líquida da companhia terminou o terceiro trimestre em 13,6 bilhões de reais.

Em meio aos planos de desinvestimentos, a Cemig fechou em julho ano passado a venda de parte de sua fatia na elétrica Light, deixando de ser controladora da empresa que atua na distribuição de energia na região metropolitana do Rio de Janeiro e tem ativos de geração.

Fonte: Reuters

Postado em 13/01/2020
Compartilhe:

4 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Segundo pior do Brasil. | 4 dias, 17 horas atrás

    Estou de olho nessa empresa faz tempos. Minha meta é sucateá-la para depois comprar a preço de banana. Claro que primeiro tenho que comprar maioria da assembleia legislativa mineira. Tem muitos desonestos por lá, vai ser fácil. Estou formando também um bando de papagaios de pirata para propagar as minhas mentiras. Vai ser fácil. O povo parece que perdeu a vontade política. Estão muito mais pra gado. Vou comprar e subir todas as tarifas de energia e acabar com a mamata dos agricultores e empresários. Não terão nenhum subsídio do governo. Ficarei trilionario. Abraços ao gado e que continuem inertes. A CEMIG será minha.

    1 1 Responder

  • Defensores | 5 dias atrás

    Bando de ladrões, olha o preço as tá vindo a energia da população tá um absurdo cada vez mas cara ,onde vamos parar desce jeito q tá indo as coisas, só Deus pra ter dó de nos msm!!

    0 0 Responder

  • Bem te vi | 5 dias, 7 horas atrás

    Falar que a Cemig fechou com prejuízos é tudo conversa fiada desses políticos safados, a Cemig não faz nada de graça para ninguém, se eu preciso de melhorias em uma propriedade pago pelo serviço e tenho que doar tudo para a empresa. Porque esse elevado número de empresas prestando serviços para a Cemig e não concurso para funcionários de carreira da própria Cemig. Vai ser preciso ressucistar Itamar Franco para mostrar para o Zema que a Cemig é nossa e não vamos vender para o grupo de consórcio que ele participa para comprar ela a preço de banana. Fora Zema, Fora Bolsonaro

    2 1 Responder

    FORA PT - 4 dias, 12 horas atrás

    O Pimentel PT quebrou MINAS Gerais

    0 0