Imagem: Arquivo Patos Hoje

Com a proximidade do verão, a Cemig alerta que a população deve ficar atenta ao aumento na ocorrência de tempestades, que geralmente são acompanhadas pela ocorrência de raios, rajadas de ventos e inundações. Nessas condições, é necessário que as pessoas redobrem os cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes, choques ou perdas de equipamentos e garantir sua segurança.

De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho da Cemig, Francis Nascimento, alguns procedimentos devem ser adotados pela população durante as tempestades, como desligar das tomadas os equipamentos elétricos, evitando o risco de queimá-los e também de colocar em risco a vida das pessoas.

“Durante as chuvas, havendo descarga atmosférica, esta pode cair nas proximidades da edificação ou até mesmo na rede elétrica. Essa descarga pode chegar às residências por meio de indução do raio na instalação elétrica da casa ou pela fiação da rede elétrica, podendo atingir os moradores ou seus equipamentos. É importante salientar que os equipamentos devem ser desligados antes de a tempestade começar, pois há risco de choque elétrico se isso for feito durante a chuva”, explica o engenheiro.

Além disso, caso se depare com um fio partido, os cidadãos devem evitar ao máximo se aproximar. A recomendação é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig pelo canal 116, que funciona 24 horas por dia. O mesmo cuidado deve ser tomado em caso de queda de árvores sobre as vias públicas, pois elas podem cair sobre as redes elétricas e trazer consigo fios elétricos possivelmente energizados que ficam escondidos sob as folhas, podendo causar acidentes graves. Somente profissionais autorizados pela companhia podem fazer intervenções na rede elétrica nesses casos.

A Cemig também recomenda não realizar quaisquer serviços em lajes ou telhados das residências antes ou durante as tempestades. Além do risco de queda, há a chance de a pessoa ser atingida por uma descarga atmosférica. Se a residência estiver em área sujeita a alagamento, é necessário desligar imediatamente o disjuntor localizado no padrão de entrada ao perceber o início de alagamento, como forma de evitar problemas maiores.