O Cejus comemora os 05 anos de instalação em Patos de Minas.

O Cejusc- Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Interesse e Cidadania- está comemorando cinco anos de instalação em Patos de Minas. Nossa equipe de reportagem foi até o Fórum Olympio Borges na tarde desta quarta-feira (20) e conversou com o Juiz de Direito, Diretor do Foro da Comarca de Patos de Minas, Joamar Gomes Vieira Nunes. Ele explicou o objetivo do órgão e falou sobre a importância do diálogo entre as partes conflituosas além de enaltecer os serviços prestados pelo Cejusc durante esses cinco anos.

Uma mesa decorada com balões, doces, sucos e chás foi montada no terceiro andar, em frente à sala do órgão, para comemorar o aniversário de meia década do Cejusc em Patos de Minas. O Cejusc da Capital do Milho foi o primeiro do interior de Minas Gerais e recebe casos não só da cidade, mas de toda a região, segundo Joamar Gomes.

De acordo com ele, o principal objetivo do Cejusc é fortalecer um diálogo entre partes conflituosas e tentar negociar ou exercer um acordo para que ninguém fique lesado. O Juiz de Direito explicou que após feito o acordo, nenhuma das partes pode descumpri-lo: “Quando as pessoas nos procuram, elas buscam resolver uma situação no mínimo amigável, e é melhor assim, porque no Cejusc são as partes que falam ao juiz o que eles querem como sentença, ou seja, são eles que batem o martelo, uma vez que esse acordo for descumprido por uma das partes é como se descumprisse uma sentença judicial e isso cabe processos mais delicados”.

Durante esses cinco anos de atuação em Patos de Minas, o órgão já recebeu diversos casos, em sua maioria, os casos familiares como: divórcio, guarda de filhos e pensão alimentícia. Segundo Joamar Gomes, o balanço é muito positivo e o Cejusc vem ganhando uma maior visibilidade com o passar dos dias: “Muitas pessoas ainda não conhecem o trabalho feito pelo Cejusc e nós estamos trabalhando para que isso mude. Qualquer pessoa pode nos procurar, na maioria dos casos, acompanhada de um advogado e dar entrada no que nós chamamos de conciliação Pré-Processual”.

O Cejusc possui uma parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas e fica localizado na sede do novo Fórum Olympio Borges na Avenida Padre Almir, 1600, 3° andar Bairro Guanabara.