Publicado em 12/09/2018 por Farley Rocha
Compartilhe:

Catedral de Patos de Minas é iluminada de amarelo para alertar as pessoas contra o suicídio

Este mês está sendo trabalhada pelos profissionais de saúde a prevenção ao suicídio.

A Matriz de Santo Antônio foi iluminada de amarelo.

Pela primeira vez em Patos de Minas o prédio histórico da Catedral foi iluminado totalmente para a Campanha do Setembro Amarelo. Este mês está sendo trabalhada pelos profissionais de saúde a prevenção ao suicídio. Números mostram que esta é uma das principais causas de morte no Brasil e em Patos de Minas não é diferente.

A ação de iluminar a Matriz de Santo Antônio foi do Diretor da Liga Acadêmica de Psiquiatria do UNIPAM, Augusto Magalhães Santos. Como coordenador da Campanha Setembro Amarelo em Patos de Minas, após receber autorização da direção da paróquia, ele conseguiu patrocínio e pôde iluminar toda a frente da Catedral. “Várias pessoas já compartilharam as fotos da igreja iluminada”, destacou.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Medic Imagem

Augusto contou que uma das ações propostas pela Campanha é iluminar monumentos para chamar a atenção das pessoas para a questão do suicídio. Com o slogan “Precisamos Agir”, ele ressaltou que a intenção é alertar as pessoas. Augusto destacou que 90% dos casos de suicídio decorrem de algum transtorno mental.

E os números são preocupantes. A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio, sendo que no Brasil são registrados a cada ano 12 mil mortes. Os números da Associação Brasileira de Psiquiatria indicam que o suicídio representa 1,5% das causas de morte, sendo a segunda principal causa entre jovens de 15 a 29 anos no mundo.

Os estudos ainda revelam que o suicídio é 3,5 vezes mais comum em homens e para cada suicídio, seis pessoas próximas sofrem consequências emocionais, sociais ou econômicas. Ele orientou as pessoas ficarem atentas e, ao sinal de algum problema com o próximo, conversar com a pessoa e procurar tratamento profissional. 

Como forma de prevenção, os profissionais orientam as pessoas a cuidarem da saúde mental e, ao menor sinal de tendência ao suicídio, buscar ajuda, porque ninguém está sozinho. Os profissionais reconhecem que os principais fatores de risco são: perdas recentes, dinâmica familiar conturbada, instabilidade emocional, impulsividade, agressividade, doenças crônicas e tentativa anterior de suicídio.

Para que a ajuda seja realmente eficaz, as pessoas devem evitar julgamento, comparações ou minimizar o sofrimento. Também não devem demonstrar preconceito, reagir de forma assustada ou com medo, interromper a fala da pessoa, passar uma solução “mágica” para a pessoa, como: “durma que amanhã você estará bem”, “pare de chorar e se lamentar. Sorria e então ficará melhor”, “busque Deus e tudo dará certo”.

Augusto informou que outras ações estão programadas para acontecer nos próximos dias. Uma apresentação artística vai acontecer na sexta-feira (14) no UNIPAM e uma palestra ocorrerá no domingo (16) na Sespasa, que fica na esquina da avenida Padre Almir com a rua Professora Elza Carneiro Franco.

Imagens atualizado em 12/09/2018 • 6 fotos

Autor: Farley Rocha Postado em 12/09/2018
Compartilhe:

12 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • catolico | 2 meses, 1 semana atrás

    Parabéns pela iniciativa, a igreja esta linda! Ao invés de ficar criticando a igreja católica pq não poe seus joelhos no chão e vão orar. Com certeza a igreja sabe dos seus problemas, e antes de falar o que não sabe estude primeiro, SOU CATÓLICO COM MUITO AMOR, e respeito as religiões, não preciso ficar criticando se não sei das verdades de uma religião que não conheço. Todos deveriam se unir pela vida!

    2 0 Responder

  • reverendo Tim tones | 2 meses, 1 semana atrás

    como pode uma instituição com tantas coisas erradas nas costas , querer participar de atos humanistas ? se ela primeiro repara-se seus erros e seus crimes , já estaria ajudando .

    2 14 Responder

  • um anjinho que veio do céu . | 2 meses, 1 semana atrás

    a católica deveria era estar pedindo perdão pelos seus crimes .esta empresa tem nas costas assassinatos , torturas , falsidade , pedofilia , apropriação de bens ,lavagem de dinheiro entre outros e, fica querendo posar de concelheira ? e tudo isto não é coisa do passado não , são coisas que ela esta fazendo agora .

    1 14 Responder

    Xiuu - 2 meses, 1 semana atrás

    Se se for o que Deus tiro de lá junto com Lúcifer ne ... Affs

    0 1

  • De Rocha Miranda | 2 meses, 1 semana atrás

    A igreja está linda mas deveria estar com luzes vermelhas piscando pra alertar as pessoas para não votarem em comunistas que querem acabar com a fé cristã e implantar a ideologia de gênero nas escolas. A igreja mais uma vez omissa não se manifesta em momento tão importante do nosso país. Lamentável. Vou deixar de ser católico se partidos de esquerda ganharem as eleições. Mas minha fé em DEUS vai continuar a mesma.

    2 9 Responder

  • Justiça | 2 meses, 1 semana atrás

    Bela iniciativa. Pouca gente sabe que o suicídio geralmente não é muito comentado ou difundido na imprensa falada, televisada ou escrita, pois pode chamar a atenção de pessoas ao estímulo para o suicídio. É uma situação muito grave e patos de minas tem um índice considerável nessa modalidade de auto esterminio. Portante é preciso que fiquemos muito atentos com comportamentos de familiares e amigos que por ventura estejam com sintomas de depressão, abalo emocional ou fragilidade em lidar com algum tipo de problema. Ficando atentos poderemos salvar vidas.

    12 1 Responder

  • Brasileiro sofredor | 2 meses, 1 semana atrás

    Iluminaram o lugar certo, as adversidades na raça humana estão em alta por falta de fé, vamos rezar mais, ser mais humanos, nosso país carece.

    10 2 Responder

  • Próximas cores | 2 meses, 1 semana atrás

    Vai se iluminar de ROSA pra homenagear a torcida do MAMOLEZA. Também vai se iluminar de cor de BURRO fugido pra homenagear os eleitores do LULADRÃO.

    1 17 Responder

    Justiça para próximas cores. - 2 meses, 1 semana atrás

    Muito infeliz seu comentário. Não brinque com coisa séria. Isso pode afetar um familiar seu,um amigo seu,ou até você mesmo. Famílias sofrem muito com esse tipo de morte antes do tempo de Deus. Mais respeito amigo ou amiga.

    11 2

    Robin Hood - 2 meses, 1 semana atrás

    Vai ilumina de rosa choque tb pra homenagear os índios da Av Brasil tudo bambi rosa e azul

    1 9

    Ferreira - 2 meses, 1 semana atrás

    Oi você que se intitula de proximas cores você é digno de pena a reportagem fala de coisa seria e você vem com essa palhaçada você deveria estar preso junto com seu Lulaladrão porque você é nocivo a sociedade seu otário

    0 2

  • Beth | 2 meses, 1 semana atrás

    Achei muito importante a iniciativa e a parceria com a catedral . Parabens.

    14 1 Responder