UPA Patos de Minas (Foto: Arquivo Patos Hoje)

Os casos de dengue continuam avançando de forma rápida e preocupante em Patos de Minas. O número de notificações segundo a diretoria de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde ultrapassou a marca de 1.500 nesta segunda-feira (15). As autoridades de saúde também investigam pelo menos cinco mortes pela doença na região.

Segundo Erivaldo Rodrigues, da diretoria de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas, de cinco a seis mortes de pacientes da região estão sendo investigados. Os óbitos ocorreram na cidade, mas os pacientes são de outros municípios, principalmente de João Pinheiro. Nesse final de semana, a causa da morte de uma mulher chegou a ser apontada como Dengue, mas esta hipótese foi descartada.

A mulher de aproximadamente 32 anos teria dado entrada na UPA por volta de 13h de sábado e morreu a 1h da madrugada de domingo (14), por tanto, apenas 12 horas após a internação. A suspeita de dengue chegou a ser ventilada, mas foi prontamente descartada pelas autoridades de saúde. De qualquer forma, a situação é preocupante em Patos de Minas e principalmente na região.

Em algumas cidades, além do número elevado de notificações, mortes por suspeita de Dengue também estão sendo registradas. Erivaldo Rodrigues, confirmou que de cinco a seis mortes de pacientes da região que foram trazidos para Patos de Minas estão sendo investigadas. A maioria dos casos é da cidade de João Pinheiro.

Não há óbitos de moradores de Patos de Minas, mas a grande quantidade de casos é uma grande preocupação. A cidade está enfrentando uma das mais graves epidemias da doença na cidade. Números apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (15) indicam mais de 1.500 notificações de Dengue somente este ano.

O grande número de pacientes acometidos pela Dengue não param de chegar e sobrecarregam o trabalho dos médicos na única Unidade de Pronto Atendimento da cidade. De um tempo para cá, a UPA está fazendo uma média de 800 atendimentos por dia, segundo o prefeito José Eustáquio.

Agentes de endemias têm realizado ações nos quatro cantos da cidade para conter o Mosquito Aedes Aegypti. Com mais poder conquistado através do Decreto Municipal que autoriza a entrada em domicílios mesmo sem autorização do proprietário, os agentes combatem focos do mosquito transmissor. Eles também estão utilizando bombas costais e motocicletas para aplicar o chamado fumacê.

Os moradores mais uma vez estão sendo convocados para combater o mosquito. Eliminar recipientes que possam acumular água é o primeiro passo para evitar que o Aedes Aegypti continue transmitindo a doença.