Casas construídas em áreas de invasão no Bairro Jardim Paulistano estão sendo demolidas pela Prefeitura de Patos de Minas. A ação faz parte do plano de criação do Parque Ambiental do Rio Paranaíba, um projeto financiado pelo Governo Federal que teve início há mais de quatro anos e que já poderia estar pronto se não fosse a demora do poder público e a ação de vândalos e invasores que terminou com a destruição do conjunto habitacional no Bairro Jardim Esperança.

As 100 moradias foram construídas com recursos da União exatamente para abrigar as famílias que moram em áreas de risco nos Bairros Jardim Paulistano e Vila Rosa. É a primeira etapa do Projeto de criação do Parque Ecológico do Rio Paranaíba, lançado no dia 25 de novembro de 2013. Como as casas foram invadidas e danificadas por vândalos, o projeto atrasou. Agora é que as primeiras famílias estão recebendo as chaves.

Assim que o morador conclui a mudança, a própria Prefeitura se encarrega de fazer a demolição do imóvel para evitar que novas ocupações de áreas de risco ocorram. Várias casas já foram jogadas ao chão. Os antigos donos podem voltar apenas para recolher madeira e outros materiais de construção que podem ser usados em melhorias nas novas casas.

A dona Rosimeire é uma das contempladas com as casas do conjunto habitacional construído no Bairro Jardim Esperança IV. Além de morar em área de risco, ela ainda paga aluguel de R$ 400,00 por mês. Rosimeire disse que ficou muito triste com a ação dos vândalos, mas que agora está ansiosa para receber a tão sonhada casa própria.

O conjunto habitacional está sendo reformado em etapas e a expectativa é de todas as casas estejam prontos ainda este ano. A Prefeitura está gastando R$ 1,5 milhão na reforma das casas que já estavam praticamente prontas.

Em outra frente, o Parque Ecológico do Rio Paranaíba aos poucos vai saindo o papel. O projeto prevê a construção de equipamentos públicos e a transformação da área em um espaço verde para preservação e turismo.