Um casal genuinamente de Patos de Minas está completando 60 anos de matrimônio, data que, pelo simbolismo, é comemorada como Bodas de Diamante. Para celebrar o momento, Olympio Borges de Queiroz, 84 anos, e Maria Margarida Borges Malheiro de Queiroz, 84 anos, decidiram mostrar todo o seu carinho. A união que resistiu às décadas serve como exemplo para as novas gerações. A quantidade de divórcios impressiona em Patos de Minas.

O Senhor Olympio e a Dona Maria Margarida nos receberam em casa no Centro da cidade e contaram um pouco da bela história do casal. Convivendo desde a infância, eles disseram que a razão de a união ter durado por todos estes anos foi principalmente pela educação e criação que os dois tiveram. “Todo casal tem seus altos e baixos. É preciso ter humildade, carinho e perseverança para se ter aceitação e compreensão. Passar por cima”, ensinaram.

Com muitos pontos positivos, Dona Margarida aproveitou para destacar a relação que tem com Deus. Ela disse que a cerimônia do casamento deles foi realizada por exemplo com 3 padres diferentes.  “Foram 3 bênçãos”, brincou. E o casal é mesmo daqueles que muitos dizem, foram feitos um para o outro. “Eu não penso em perder uma parte de mim não”, disse Dona Margarida. “Vamos chegar aos 70 anos”, completou o Senhor Olympio. Neste caso, bastante rara, o nome dado é Bodas de Vinho.

Atualmente, os dois estão aposentados. Dona Margarida conta com felicidade que foi professora de artes plásticas e que sempre teve o apoio do companheiro. Ela disse que, enquanto não opinou na bela casa onde vivem há cerca de 40 anos, o imóvel não foi concluído. “Ela sempre foi boa em desenhos”, confirmou o Senhor Olympio que era fazendeiro e criava principalmente gado leiteiro. “Hoje não tenho mais fazenda”, contou.

O casal também destacou o apoio dos 7 filhos: José Malheiro, Luciana, Gorete, Stela, Marcelo, Flávia e Gabriela, o que ajudou a fortalecer a união. O casal também conta com 9 netos. Para o aniversário de 60 anos, que acontece nesta quinta-feira (05), o casal vai celebrar uma missa na Igreja dos Capuchinhos. Uma confraternização em família também está planejada para comemorar a data que realmente muito especial.

A população vem percebendo que a duração dos casamentos tem sido mais curta. Em Patos de Minas, o número de divórcios registrados pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais em 2019 é de se impressionar. De acordo com a gerente, Maria de Lurdes, do dia 02 de janeiro a 30 de novembro foram registrados 307 divórcios, contra 677 casamentos nesse mesmo período, um número de separações que se aproxima da metade.

E esse aumento de divórcios no Brasil foi confirmado pelo IBGE. Os brasileiros estão se casando menos e se divorciando mais, de acordo com a pesquisa Estatísticas do Registro Civil, feita pelo IBGE, e divulgada nessa quarta-feira (04). Em 2018, foram registrados 1.053.467 casamentos civis, contra 1.070.376 de 2017 - uma redução de 1,6%. Já o número de divórcios concedidos em 1ª instância ou por escrituras judiciais aumentou 3,2% entre 2017 e 2018, passando de 373.216 para 385.246.