O Rio Paranaíba alcançou o maior volume de água dos últimos anos na manhã desta segunda-feira (02). O nível está a 9,2 metros acima do normal, um aumento de 1,4 metros nas últimas 24 horas, e já começa a transbordar em diversos pontos em Patos de Minas. Pelo menos uma família teve a casa inundada e teve que deixar o imóvel.

O Rio transbordou nos fundos do bairro Copacabana. A elevatória da Copasa já está sendo invadida pela água. Um pouco mais abaixo, também no bairro Copacabana, a água invadiu a área de pastagem de um haras.  Com a cheia, a rede de esgoto da Copasa não suporta o volume de água e despeja muita sujeira no local.

A maior preocupação, no entanto, é com os bairros Jardim Paulistano e Vila Rosa. O Rio Paranaíba cheio provoca o represamento do Córrego do Monjolo e, consequentemente, a inundação das residências. Cerca de 100 famílias foram retiradas das áreas de risco nos últimos meses, mas ainda assim há risco de alagamentos.

A casa da Viviane amanheceu cheia d’água. Ela teve que sair às pressas e ir para a casa de parentes. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros percorreram as casas com maior risco de inundação nesta manhã orientaram os moradores sobre os cuidados a serem tomados. A recomendação é para que as pessoas permaneçam em estado de alerta e já comecem a embalar os pertences para uma mudança mais rápida.

Segundo o tenente Fernandes, a Defesa Civil e a Prefeitura de Patos de Minas irão providenciar caminhões e local adequado para abrigar as pessoas desalojadas. Quem tiver em situação de risco deve ligar para o 193 do Corpo de Bombeiros ou para o 199 da Defesa Civil. O trabalho de prevenção realizado nesta manhã é devido à meteorologia que prevê mais chuvas para os próximos dias em Patos de Minas. A previsão para hoje é de chuvas o dia todo com volume de até 25 mm e o mesmo deve ocorrer amanhã.