O cenário são jardins e flores que mostram a beleza da vida através da natureza.

A campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de conscientizar e divulgar informações sobre a prevenção ao suicídio. Setembro é também o mês que inicia a primavera e, para conciliar com o significado de renascimento desta estação, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), está realizando uma exposição fotográfica com imagens dos próprios pacientes. O cenário são jardins e flores que mostram a beleza da vida através da natureza.

A amostra começou nesta sexta-feira (22) e ficará para apreciação até o dia 11 de outubro, de 7h às 17h, na sede do CAPS, localizada na rua Henrique Cota, n° 101, bairro Bela Vista. Todas as imagens são de autoria dos pacientes, que recebem tratamento para transtornos mentais, como depressão e esquizofrenia.

O Setembro Amarelo teve suas primeiras atividades realizadas no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com o intuito de estimular a divulgação sobre as informações sobre a prevenção do suicídio.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de morte de pessoas com idades entre 15 e 19 anos no mundo. De acordo com dados oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, número que supera as de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Ainda conforme o órgão, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e voip, 24 horas todos os dias.

O interessado em conversar com algum voluntário do CVV pode acessar o site ou entrar em contato pelos telefones 188 e 141.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas