Os coordenadores do sistema falaram como ele vai funcionar.

Os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação em Patos de Minas farão as provas de legislação a partir de agora de maneira eletrônica. Ao invés de marcar um X, as pessoas vão apenas digitar a letra da alternativa escolhida. Os exames serão aplicados no 2º andar da UAI, na Rua José de Santana. Os coordenadores do sistema garantiram que haverá benefícios para a população.

O Chefe do 10º Departamento da Polícia Civil, Elber Barra Cordeiro, apresentou o sistema e garantiu que ele veio para trazer benefícios para a população. “Os candidatos terão mais comodidade e haverá mais eficiência na aplicação dos testes que não serão mais impressos”, disse. Ele também destacou a falta de condições das antigas instalações.

O Chefe da Divisão de Habilitação de Minas Gerais, o Delegado José Marcelo De Paula Loureiro, veio a Patos de Minas para explicar como funciona o sistema. As máquinas terão um teclado com as letras A,B,C,D e E, bastando os candidatos digitarem as opções para cada questão. “Ao invés de marcar o X, as pessoas vão digitar a letra”, afirmou.

De início, foram instaladas 4 máquinas em uma sala com ar condicionado e câmera de segurança. Um profissional ficará o tempo todo na sala durante as provas, que continuarão tendo 1 hora para realização. Os exames poderão ser agendados do mesmo jeito de antes por meio da internet e haverá testes durante toda a semana, em vários horários por dia.

A estimativa dos coordenadores é de que sejam aplicados 28 provas por dia, totalizando aproximadamente 600 exames por mês. O Superintendente da UAI destacou que outra máquina poderá ser instalada para aumentar a quantidade de exames oferecidos. Os candidatos de Carmo do Paranaíba também farão as provas em Patos de Minas.

Os coordenadores do sistema destacaram que o sistema é praticamente à prova de fraude. “Os candidatos serão identificados através da biometria”, afirmou. E se caso houver indisponibilidade do sistema, as provas serão remarcadas sem prejuízo para os candidatos. “Pode haver algumas dificuldades no início, mas a intenção é chegar à excelência”, disse.

Empresários dos Centros de Condutores de Veículos de Patos de Minas participaram da apresentação do sistema na manhã desta quinta-feira (24). Eles se mostraram preocupados com a quantidade de exames oferecidos à população, dizendo que houve uma redução no número de exames semanais. Eles pediram um aumento na quantidade de testes.

Autor: Farley Rocha