O canarinho  foi eleita a ave mais bonita.

O canarinho que pertence ao patense Romério Pinheiro da Cruz de 43 anos foi eleita a ave mais bonita no Campeonato Brasileiro de Ornitologia Amadora. A ave de origem francesa desbancou milhares de concorrentes e ficou com a primeira colocação.

O campeonato aconteceu em Itatiba no Estado de São Paulo entre os dias 06 e 16 de Julho. Mas para chegar até lá, Romério e seu Canário tiveram que competir na eliminatória estadual que aconteceu na cidade e Lavras/MG no mês de junho. “Nós fomos pra eliminatória estadual com cerca de 500 competidores divididos em segmentos. Eu fui campeão do meu segmento e posteriormente campeão dos campeões que é uma disputa entre os campeões de todos os segmentos e foi isso que me credenciou para disputar o Brasileiro”.

Romério já tinha sido campeão em Lavras ano passado com outro canário. Um dos critérios de participação é que as aves sejam filhotes, ou seja, só podem participar aves nascidas e criadas no ano da disputa. “Eu fui campeão ano passado em Lavras também, mas não cheguei ao brasileiro, esse ano graças a Deus eu consegui trazer o título do campeonato psra Patos de Minas”.

Romério é o único representante do Alto do Paranaíba na competição. Ele e seu canário trouxeram pra casa, faixas de campeão e placa de honra ao mérito além de medalhas e troféu. A ave não é da fauna brasileira e nasceu mesmo em Patos de Minas.

O canarinho campeão, que é da raça Frizado Paraizense, recebe todo um tratamento especial com alimentação balanceada, suplemento importado farinhada, além de consumir bastante proteína e beber apenas água mineral. Segundo o criador a ave está avaliada entre 10 a 15 mil reais.