Equipe do Instituto de Genética e Bioquímica - Prof. Aulus, Prof. Robson, Profa. Sandra (Diretora o INGEB-UFU), Profa. Adriana (Vice-coordenadora da Área de Biotecnologia-CAPES), Prof. Odir(coordenador da Área de Biotecnologia-CAPES), Prof. Laurence, Prof. Matheus (Presidente da Comissão de Implantação do Mestrado), Profa. Cristina, Profa. Fernanda, Profa. Thaise e Profa. Enyara.

Patos de Minas e região entram no mapa da pós-graduação stricto-sensu brasileira. O curso de mestrado em Biotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A previsão é que a primeira turma inicie as atividades no primeiro semestre de 2017.

Os normativos e cronograma do processo seletivo deve ser divulgado nos próximos meses. “A expectativa é que em meados de setembro possamos publicá-lo para a comunidade. A prova provavelmente acontecerá nos meses de novembro e dezembro de 2016”, explica Matheus de Souza Gomes, professor e coordenador do Programa de Biotecnologia.

Processo seletivo para ingresso no mestrado será realizado no segundo semestre de 2016; aulas a partir de 2017

Os preparativos para iniciar as atividades do curso no Campus Avançado de Patos de Minas estão em andamento. Os professores já forma contratados em regime de dedicação exclusiva. Todos possuem o título de doutor e apresentam características relacionadas importantes para o desenvolvimento das atividades. “Os docentes apresentam diversificação na origem de formação permitindo uma integração ampla na Biotecnologia uma vez que esta área é altamente multidisciplinar”, explica Matheus.

Importância regional

O mestrado em Biotecnologia será o primeiro da região de Patos de Minas. A cidade, com população estimada de 148 mil habitantes em 2015, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatísticas (IBGE), representa potencial para crescimento. “O programa irá atender não somente o estudante de graduação como também atuará estrategicamente no desenvolvimento da região, fundamentada na agricultura e pecuária”, evidencia Matheus.

Outra questão destacada está relacionada à participação da universidade no desenvolvimento regional. “A proposta busca não somente difundir a pesquisa e o conhecimento na região, mas, sobretudo consolidar as metas institucionais de ensino, pesquisa e extensão da Instituição na região. A Universidade tem o papel de estar atenta aos contextos regional e nacional, entendidos em seu sentido mais amplo, considerando não apenas os aspectos do ambiente geofísico e ecológico, mas também aspectos econômico-sociais”, salienta o coordenador do Programa em Biotecnologia.

Fonte: Diretoria de Comunicação da UFU