A Campanha iniciada neste domingo deve percorrer os quatro cantos do município.

Foi aberta na manhã desse domingo (08) na sede da Sociedade São Vicente de Paulo mais uma Campanha de Folias de Reis em Patos de Minas. A tradição que teve início na década de 60 com o saudoso radialista Patrício Filho, tem a nobre missão de arrecadar fundos em prol de pessoas mais necessitadas.

A abertura da Campanha este ano foi feita pela Folia de Pindaíbas dos capitães Veneraldo e Vicente Raposo. Após a apresentação, teve missa em ação de graças e almoço para os devotos de Santos Reis. A Campanha iniciada neste domingo deve percorrer os quatro cantos do município terminando somente no mês de junho.

As Folias de Reis fazem parte da tradição em Minas Gerais, tanto que foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Governo do Estado. Em Patos de Minas, além de manter e reforçar a fé nos três Reis Santos, as folias também ajudam a melhorar a vida das pessoas carentes.

Durante as apresentações, as Folias de Reis arrecadam doações que são encaminhadas para o Dispensário São Vicente de Paulo. No ano passado, os 59 ternos de folia participantes da campanha arrecadaram R$ 1.003.939,00. A expectativa dos devotos de três reis santos é de que este valor seja superado em 2017.

Ernane Gonçalves explica que o dinheiro arrecadado ajuda a manter as ações do Dispensário São Vicente de Paulo, que atende mais de 1.000 pessoas em Patos de Minas. São cerca de 100 idosos somente na Vila Padre Alaor. A entidade tem uma despesa mensal de cerca de R$ 190 mil.

Autor: Maurício Rocha