A campanha mostra que a esmola não resolve o problema vivido pelas pessoas que vivem nas ruas.

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, vem realizando ações dentro da campanha “Não dê esmola, dê cidadania”, com o objetivo de esclarecer a comunidade a respeito dos aspectos positivos de encaminhar as pessoas em situação de rua para o Centro de Referência de Assistência Social (Creas). Por meio dessa campanha, é colocado em evidência o fato de que a esmola não resolve o problema vivido pelas pessoas que vivem nas ruas. Além disso, são fornecidas aos cidadãos informações a respeito dos serviços desenvolvidos no município os quais são voltados para essas pessoas.

No último dia 12 de julho (sexta-feira), as ações da campanha "Não dê esmola, dê cidadania" estiveram centralizadas na Avenida Getúlio Vargas, na Rua Major Gote e no Mercado Municipal, no horário de 8 às 11 horas. As pessoas que passaram por esses locais e que estavam em comércios, nesse dia, receberam panfletos informativos e orientações sobre como ajudar aqueles que vivem em situação de rua. Essa é uma iniciativa que procura conscientizar a população a respeito da necessidade de ajudar tais pessoas por meio do tratamento adequado, o qual é oferecido pelo Creas.

A campanha é, portanto, de fundamental importância para articular a sociedade, impulsionando-a a participar efetivamente diante das situações de miséria, não por meio da conivência com determinadas situações, mas através da orientação e do estímulo às pessoas para que elas procurem ajuda capaz de transformar sua realidade.

A coordenadora do Creas, Marcilúcia Barcelos, informou que atualmente há 16 pessoas em situação de rua em Patos de Minas, número que está dentro da média dos últimos tempos na cidade. Ela destacou que geralmente estas pessoas querem viver sem regras, ficando sem atitude, por isso é importante que não se dê esmola e os encaminhe para o Creas, para que elas se sintam desmotivadas a continuarem na rua. O Creas fica na Rua Dona Luiza, 840, Centro. O telefone é o 3822 9804.