Lucas Antônio Martins Lacerda.

Uma campanha em busca de um doador de medula óssea compatível para um estudante da Faculdade Patos de Minas – FPM - está mobilizando moradores de toda a região. Caravanas estão sendo organizadas em diversas cidades para levar os doadores até os hemocentros. O transplante é a única opção para o universitário que foi diagnosticado com Leucemia.

Lucas Antônio Martins Lacerda saiu da cidade de Bonfinópolis de Minas para estudar medicina veterinária em Patos de Minas. Com apenas 20 anos, ele começou a sentir dores nas pernas e no peito. A mãe, que enfermeira, levou o filho ao médico aqui mesmo em Patos de Minas e o exames mostraram que está com Leucemia.

Lucas está internado no Hospital Felício Roxo em Belo Horizonte há quatro meses. Ele já passou por quatro cirurgias e enfrenta com dificuldades as sessões de quimioterapia, enquanto aguarda a descoberta de doador de medula óssea compatível. A mãe, Claudia Martins de Azevedo, explica que o transplante é o único meio para chegar à cura.

A Campanha S.O.S Lucas incentiva as pessoas a irem até o Hemocentro realizarem a doação de medula. Parentes, amigos e colegas de faculdade se mobilizam em toda a região. Quanto mais gente se tornar doador de medula maiores são as chances de Lucas e de outros portadores de Leucemia de encontrarem um doador compatível.

Toda semana saem caravanas de doadores de cidades da região. A mobilização nas redes sociais tem conscientizado cada vez mais pessoas a fazerem o teste de compatibilidade para a doação de medula. “Esta dando muito certo graças a Deus. Eu só tenho que agradecer. Cada dia que passa a gente fica sabendo que está se organizando uma caravana em uma cidade da região”, disse a mãe de Lucas. Ele também gravou um vídeo para agradecer os doadores e para incentivar as pessoas a continuarem doando.

Para se tornar um doador basta comparecer a Unidade da Fundação Hemominas. Após a realização de exames, os dados do doador são inseridos no Banco Nacional de Medula - o REDOME. Em Patos de Minas, o Hemocentro fica na rua Major Gote – 1255 – centro, ao lado do Hospital Regional. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (34) 2106-2600.