O caso de uma cadela que estava sendo cruelmente maltratada em Patos de Minas foi parar na justiça. Câmeras gravaram o animal sendo espancado diversas vezes pelo próprio dono. A ASPAA, Associação de Proteção Animal e Ambiental, foi que recebeu as imagens e denunciou até o Ministério Público. A justiça determinou o recolhimento do animal.

As imagens de câmeras de segurança mostram o proprietário passeando com o animal amarrado na coleira. Em certo momento, ele para e, por várias vezes, estapeia a face da cadela. É possível perceber que ela se deita e é agredida com o rosto apoiado ao chão. Ele também puxa com muita força a coleira, causando o enforcamento do animal.

De acordo com os membros da ONG, a denúncia recebida foi de que o dono estava agredindo a cadela constantemente, e que câmeras haviam flagrado algumas das agressões. A ONG então procurou o Ministério Publico e o promotor do meio ambiente, Dr. José Carlos de Oliveira Campos Júnior requereu ao juiz, no mesmo dia, o mandado de busca e apreensão.

O juiz da 1º Vara Criminal, Dr. Vinicius de Ávila Leite, também concedeu no mesmo dia o mandado, que foi cumprido nesta quarta-feira (17) pela Polícia Militar. O agressor não estava em casa, apenas sua esposa, que ao abrir o portão para a polícia disse que o marido se entregaria em breve. Ele seria foragido da justiça. “Em um primeiro contato, a mulher chegou a mentir o nome do marido, dando o nome do cunhado”, informaram.

O mandado foi cumprido na Rua Prefeito Camundinho, por volta das 15h13, e o animal recolhido. Ele apresentava baixo peso, lesões semelhantes a problema de pele e dentre outros. A cadela já foi avaliada pelo veterinário e encontra-se em posse de membros da ONG até decisão definitiva da justiça, que atuou rapidamente neste caso.