A chuva que caiu durante a noite em Patos de Minas foi carregada de relâmpagos. Um morador do Jardim Califórnia gravou um vídeo nessa terça-feira (17) questionando a ocorrência de clarões com mesma intensidade, local e frequência. No entanto, o fenômeno não seria algo inédito, se tratando de descargas elétricas formadas pelas temerosas cumulus nimbus.

O operador das câmeras da BRAMON, Ivan Donizete Soares, informou que os clarões se tratavam de descargas elétricas, formadas pelas temerosas cumulus nimbus. Segundo ele, estas formações são bastante estudadas durante o curso de aviação pela sua capacidade de derrubar aeronaves. “São bastante características e suas descargas são poderosíssimas, podendo acumular toneladas de água em seu interior.

Eles chegam a 10 km de altura. Uma nuvem desta dimensão, mesmo estando distante, deixa suas áreas mais altas expostas por quilômetros de extensão”, disse.
Ivan explicou que o horário do vídeo coincide com o que foi registrado pelo canal 13 do satélite GOES do INPE- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Segundo os dados, havia a formação de tempestade sobre Patos de Minas no horário registrado.  Ivan ainda recorreu às imagens das câmeras da Bramon que registraram a ocorrência de mais de 5000 capturas de relâmpagos em todas as câmeras.

As imagens das câmeras da Bramon mostram formações na cor rosa, significando topos ainda mais frio, gerando áreas de convecção e bastante descarga elétrica. Apesar de não ser inédito, os clarões no mesmo lugar e com frequência semelhante chamam a atenção. No vídeo, o morador Paulo Duarte mostra que em outras partes da cidade não há os mesmos clarões.