A Câmara Municipal de Patos de Minas condecorou 14 cidadãos com o diploma.

Como parte da programação da 60ª Festa Nacional do Milho - Fenamilho 2018, a Câmara Municipal de Patos de Minas condecorou 14 cidadãos com o diploma de “Título Honorífico de Cidadão Patense”, durante cerimônia realizada na noite de terça-feira (22/05), no Memorial do Milho “Romero Queiroz Pereira”.

O Título Honorífico de Cidadão Patense, previsto no art. 68, inciso XXIV, da Lei Orgânica Municipal, constitui a mais alta honraria concedida ao cidadão pela Câmara Municipal e expressa, de maneira pública e oficial, o reconhecimento e o agradecimento de Patos de Minas a essas personalidades que adotaram a nossa cidade e nela se destacam em prol do interesse comum. São elas:

Senhoras Maria Cecília Ramos Marques Piau e Rita de Cássia Bastos Safatle, e senhores Antônio Fabrício de Matos Gonçalves; Antônio Paulo Caldeira; Bartolomeu Ferreira Ribeiro; Édison Bernardo do Carmo; Érico Henrique Resende Rodovalho; Francisco Fernandes Pedro; Gleidison Antônio Rosa; Israel Rosalin; José Antônio Freitas Ribeiro; Julian Passos; Rogério Alves Nassif Campolina; e Valmir Fidelis Guimarães. Os homenageados José Carlos de Souza, Lucas Corrêa de Oliveira - Lucas Lucco e Padre Nilson André Fernandes não puderam comparecer à solenidade e receberão o diploma em outra ocasião.

Vereadores e autoridades prestigiaram o evento, além de agraciados, seus amigos e familiares e a imprensa local. As candidatas ao Título de Rainha Nacional do Milho também abrilhantaram a cerimônia com suas presenças. O evento ainda contou com a execução dos Hinos Nacional e a Patos, sendo o primeiro entoado pelo Subtenente Wellik Soares, integrante da Banda de Música da 10ª Região da Polícia Militar.

Na solenidade, todos os presentes conheceram um pouco da história de vida dos agraciados, lida durante a cerimônia, e os pronunciamentos da noite valorizaram ainda mais a contribuição desses cidadãos para o desenvolvimento de Patos de Minas.

O Prefeito Municipal, José Eustáquio Rodrigues Alves, falou do prazer de nossa cidade de chamar a todos os homenageados de conterrâneos. Reforçou que, próximo à data de aniversário de Patos de Minas, um grande presente recebido é a filiação dos agraciados, que nasceram em diferentes lugares e aqui estão fazendo o melhor para Patos de Minas.

O discurso da Dra. Maria Cecília Ramos Marques Piau, representante dos homenageados, também reconheceu sobremaneira a importância dos cidadãos, agora patenses. Cantando as estrofes do Hino a Patos de Minas, a homenageada Maria Cecília iniciou o seu discurso, e, na sequência, proferiu palavras de carinho, sabedoria e fé aos presentes. A médica também discorreu sobre os principais motivos que fizeram os homenageados deixarem suas terras natais e virem para Patos de Minas, reforçando o quão foram abraçados e acolhidos pelo povo e pelo Município de Patos de Minas.

A sessão solene foi finalizada com as palavras do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Francisco Carlos Frechiani, representante dos demais edis. Frechiani manifestou sua alegria e privilégio de ter pessoas tão ilustres como cidadãos patenses e reforçou o amor e a dedicação que cada homenageado tem pela nossa terra. O Presidente também fez um breve apanhado sobre a história de Patos de Minas, parabenizando o Município por seus 126 anos, e concluiu o seu pronunciamento nos seguintes termos:

“Estávamos ansiosos por este momento em que acolhemos todos vocês como filhos de Patos de Minas. Uma cidade não se desenvolve somente por seus filhos nativos. Reconhecemos que a participação de todos dos homenageados foi, é e continuará sendo indispensável para construir a cidade que queremos. Saibam que os condecorados já fazem parte da história de nossa cidade. Este Título é o nosso reconhecimento pela contribuição de cada um de vocês. Estamos felizes por tê-los como conterrâneos. Em nome do Povo de Patos de Minas, os agradeço por estarem aqui conosco” , finalizou o Presidente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.