Câmara de Patos de Minas compra frigobares para gabinetes de vereadores e cria novo cargo

Teve parlamentar que foi surpreendido pelo presente.

publicado em 30/05/2019, por Maurício Rocha


Para equipar todos os gabinetes, a Câmara teve que adquirir pelo menos 17 frigobares.

A crise financeira que provoca cortes no setor público e o fechamento de inúmeros negócios privados parece não ter chegado à Câmara Municipal de Patos de Minas. Com dinheiro sobrando, o presidente do Poder Legislativo, Vicente de Paula Souza, decidiu adquirir frigobares para equipar os gabinetes dos vereadores. Cada parlamentar recebeu o seu refrigerador nesta semana.

Teve parlamentar que foi surpreendido pelo presente. O vereador Mauri da JL disse que chegou em seu gabinete e encontrou o frigobar no local. Ele não quis gravar entrevista, porque afirmou não saber em que circunstâncias os equipamentos foram adquiridos. Mauri garantiu que não solicitou, informando inclusive que não vê necessidade na aquisição de frigobares, uma vez que os gabinetes já possuem bebedouros com água mineral gelada.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

A Câmara Municipal de Patos de Minas é composta por 17 vereadores e cada um possui o seu gabinete. Desta forma, para equipar todos os gabinetes, a Câmara teve que adquirir pelo menos 17 frigobares. Outros setores da Câmara também devem receber os equipamentos. Nesta manhã, foi possível ver um frigobar na recepção. O Patos Hoje apurou que foram investidos cerca de R$ 30 mil na compra dos refrigeradores.

E o aumento de gastos não se restringe à compra dos refrigeradores. A mesa diretora da Câmara elaborou um Projeto de Resolução criando o cargo de Ouvidor Legislativo. O salário é de R$ 3.171,12, podendo ser acrescido de 50% se o presidente entender que o ocupante do cargo faz jus a uma gratificação.

O cargo de Ouvidor Legislativo é vinculado ao gabinete da presidência, podendo ser nomeado livremente, sem concurso público. A ouvidoria do legislativo, segundo o projeto, ficará responsável por receber reclamações e sugestões da população local sobre os serviços públicos municipais.

Em nota, o presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Vicente de Paula Souza, explicou que a criação do cargo atende a uma determinação legal estabelecida pela Lei Federal no 13.460/2017. Com relação à compra dos frigobares, o presidente informou que a compra dos equipamentos foi feita em conformidade com a legislação para otimizar os trabalhos realizados pelos gabinetes.

Confira a íntegra da nota da presidência:

"NOTA DE ESCLARECIMENTO

Com relação à tramitação do projeto de resolução que cria o cargo de Ouvidor no âmbito da  Câmara Municipal, bem como a recente aquisição de refrigeradores para os gabinetes e salas da Casa Legislativa, o Presidente do Poder Legislativo de Patos de Minas, Vereador Vicente de Paula Sousa, esclarece que:

* A princípio, importa ressaltar que a criação da Ouvidoria não se constitui numa faculdade e sim numa obrigação legal. Destarte, o Projeto de Resolução nº 305/2019, que “cria a Ouvidoria Legislativa da Câmara Municipal de Patos de Minas e dispõe sobre suas atribuições” é uma exigência legal atendida pela Câmara Municipal de Patos de Minas, em cumprimento à Lei Federal nº 13.460/2017, que “dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da Administração Pública”, a qual institui as ouvidorias, na Administração Pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com o propósito de:

I) promover a participação do usuário na Administração pública, em cooperação com outras entidades de defesa do usuário; II) acompanhar a prestação dos serviços, visando a garantir a sua efetividade; III) propor aperfeiçoamentos na prestação dos serviços; IV) auxiliar na prevenção e correção dos atos e procedimentos incompatíveis com os princípios estabelecidos  em lei; V) propor a adoção de medidas para defesa dos direitos do usuário; VI) receber, analisar e encaminhar às autoridades competentes as manifestações, acompanhando o tratamento e a efetiva conclusão das manifestações dos usuários perante o órgão; VII) promover a adoção de mediação e conciliação entre o usuário e o órgão ou a entidade pública.

* A aquisição de refrigeradores na Câmara Municipal de Patos de Minas foi realizada em conformidade com a legislação que rege o assunto, por meio do Processo Licitatório nº 01/2019 e Pregão presencial nº 01/2019, diante da necessidade de otimizar os trabalhos realizados pelos gabinetes e setores administrativos da Câmara, a fim de aprimorar o atendimento ao público."

Imagens atualizado em 30/05/2019 • 11 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 30/05/2019
Compartilhe:

240 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Sem lei | 1 ano, 2 meses atrás

    Por isso Patos não vai pra frente ,não fazem nada pra melhorar Patos ,mais pra benefício próprio sempre arruma um jeito um dinheiro ,sobe aí nova floresta da uma olhadinha no tamanho das crateras que estão lá , vamo trabalhar cambada de desocupados

    45 0 Responder

    Libriana - 1 ano, 2 meses atrás

    Isso é verdade

    4 0

  • indignado | 1 ano, 2 meses atrás

    cade o MP? :rage: Dr Paulo Freitas, o Sr que é tão atuante em defesa no coletivo, deveria pedir uma prestação de contas á camara, isso é afrontoso.

    45 0 Responder

    observador - 1 ano, 2 meses atrás

    Na verdade qualquer cidadão pode acionar o MINISTERIO PUBLICO. O MINISTÉRIO PUBLICO precisa ser "acionado" para investigar a compra destes "Frigobares"

    16 0

  • goiano | 1 ano, 2 meses atrás

    Gente, vamos combinar o seguinte, não reeleger nenhum desses vereadores que ai estão.

    44 0 Responder

  • uai | 1 ano, 2 meses atrás

    É verdade, sem um frigobar não da para trabalhar mesmo, fica impossível de um vereador cumprir com sua obrigação de não fazer nada, sem um frigobar, isso é o mínimo para um trabalho digno, seria escravidão trabalhar sem um frigobar, coitados de nossos vereadores que passaram tantos anos sem frigobar

    41 2 Responder

  • OTARIO | 1 ano, 2 meses atrás

    Isto é uma afronta. O povo tem que ir na Câmara remover estes frigobares e ainda dar uns tabefes nesse irresponsável presidente. VERGONHA!!!!!

    41 2 Responder

  • Eu mesmo | 1 ano, 2 meses atrás

    Agora só falta uma churrasqueira e uma mesa de sinuca para a farra com o dinheiro público ficar boa.

    41 0 Responder

  • zé mané | 1 ano, 2 meses atrás

    Tem que investigar, isso foi tem superfaturado, isso é uma vergonha cada frigobar saiu por 1764,00 cada, é so pesquisar o mesmo modelo de frigobar marca Eletrolux 120Litros custa menos de 900,00 em qualquer loja na internet. Isso é de causar indignação .....caso de polícia.....como que elege um sujeito desses........vergonha

    39 0 Responder

    Observaçao - 1 ano, 2 meses atrás

    E porque estes estão cheios de cerveja, salame e refrigerante. Porque se fosse camarão, lagosta e vinho o preço triplicava.

    0 0

  • Eleitor | 1 ano, 2 meses atrás

    Acho que pelos comentários postados aqui (nem um até agora) aprovou esta compra inútil de frigobares!!! 1- Ilustríssimos Edis, será que não é o caso de repensarem e devolverem estes "mimos"? Veremos quantos são os que realmente desaprovam este ato do( Presidente da Câmara?) 2- Criação do cargo de OUVIDORIA na Câmara Municipal?Tem alguma coisa errada aí! Pelo que sei, os srs vereadores são pagos para OUVIR a população!!! Pode até ser legal mas é IMORAL diante da situação que nos encontramos!!!!! É um verdadeiro circo dos horrores o que está acontecendo.

    38 1 Responder

    indignada - 1 ano, 2 meses atrás

    e cada vereador tem três assessor e ninguém faz nada pra população, a folha mensal passa de meio milhão de gastos com pessoas incompetentes, somente na Câmara, e nenhum policito defende o dinheiro da população.

    0 0

  • Indignado | 1 ano, 2 meses atrás

    Se o povo fosse um pouquinho, só um pouquinho inteligente pensava umas dez vezes antes de votar, agora não adianta reclamar. Isso é o que a gente fica sabendo. E o resto?

    37 1 Responder

    Triste - 1 ano, 2 meses atrás

    Adianta reclamar sim indignado vamos unir forças fazer um abaixo assinado e dar entrada de um processo no ministério publica para que esses vereadores sejan punidos esse presidente é um ... a cidade passando por dificuldade e o ... gastando nosso dinheiro com frigobar para um bando de ... que não fazem abisulutamente nada. Onde esta o ministério publico que não vê isso. Como pode uma coisa dessa e ainda cria ouvidoria sem nescidade os postos de saúde falta tudo até bateria para o aparelho de medir a glicose do pacientes ai vem esse presidente cara de pau comprar frigobar para esses vereadores que não fazem nada... Aja oleo de peroba pra passar em sua cara vicente de paula.....

    8 0

  • Amigo | 1 ano, 2 meses atrás

    Eu to só esperando esses caras principalmente Braz Paulo e coronel Elias vim na minha porta pedir voto. Me aguardem vou da um conselho pra vcs 2 nem pisam aqui no jardim aquários. PUBLIQUEM

    36 1 Responder

  • Roberto | 1 ano, 2 meses atrás

    Esse Vicente da Prefeitura esta inrolado pra ser eleito ano que vem a sorte deles. Que ele conta com os trouxas da igreja dele pra eleger ele . Nunca fez nada no bairro dele .

    35 0 Responder

  • fernando | 1 ano, 2 meses atrás

    Esta sobrando dinheiro nessa camera de patos de minas , criar cargo de ouvidor para ouvir as reclamacoes da populacao? Isso ja nao é papel dos assessores de cada vereador? Para que assesssor entao? Vergonha, eleicoes estao chegando e espero que nós tomemos vergonha na cara e mudemos essa cambada toda..

    34 0 Responder

  • GIson Ribeiro | 1 ano, 2 meses atrás

    Quem votou nesses Gestores do municipio, voçes são responsaveis agora não adianta reclamar, ano que vem tem eleiçoes, alguem vai comprar seu voto com par de botina, dentadura,

    32 2 Responder

    uai - 1 ano, 2 meses atrás

    a população não é responsável pela pouca vergonha deles não, somos obrigados a votar, e quando votamos acreditamos que vão fazer o serviço e não ficar nessa palhaçada, agora, se nas próximas eleições o povo reeleger esses parasitas aí sim a população estará errada

    13 1

    Roberto - 1 ano, 2 meses atrás

    Vergonha, falta de brio na cara que os Srs vereadores não tem. Nada justifica este novo gasto com nosso dinheiro. Para completar fui em uma sessão na Câmara, onde os vereadores sao servidos com água mineral, e o povo se quiser bebe água em um bebedouro coletivo, .......

    0 0

  • uai | 1 ano, 2 meses atrás

    a cidade puro mato e buraco, a saúde um lixo, a economia ferrada, empresa grande indo embora, e os "faz nada" ganhando frigobar, claro né isso sim é prioridade, sem um frigobar eles não teriam a mínima condição de trabalhar

    32 0 Responder

    Edson - 1 ano, 2 meses atrás

    Parabéns pelo seu comentário. Cadê os manifestantes do Bolsonario. Vamos todos pra porta da câmara. Aonde já se viu esses parasitas ter essa mordomia. Todos já tem um segundo cargo e dois salário , o da câmara e da profissão. Por isso na próxima eleição vou votar em candidato pobre e desempregado. Pelo menos vai ajudar sua família. Os que estão lá já são todos bem de vida e só fazem lei em seu próprio benefício.

    32 1

  • Tá serto | 1 ano, 2 meses atrás

    Nós eleitores otários não vamos querer que os nobres vereadores(honestíssimos, dizem) bebam cerveja quente, não é mesmo? :facepunch:

    32 0 Responder

  • Decepção | 1 ano, 2 meses atrás

    Sgt Batista, vulgo "Cb Batista, confiei meu voto em vc cara. Devolve isso aí. Se não tiver como devolver, doa pra uma instituição de caridade. Não venha decepcionar a honrosa e transparente classe, a qual o Sr defendeu por muitos anos.

    32 0 Responder

  • Jota | 1 ano, 2 meses atrás

    "A aquisição de refrigeradores na Câmara Municipal de Patos de Minas foi realizada em conformidade com a legislação". É LEGAL, PORÉM É IMORAL NOBRES VEREADORES.

    32 0 Responder

  • Alguém me explica? | 1 ano, 2 meses atrás

    Alguém pode me explicar de que maneira frigobares vão "otimizar os trabalhos realizados pelos gabinetes e setores administrativos da Câmara, a fim de aprimorar o atendimento ao público."Não consegui entender a relação entre esses equipamentos e o atendimento ao público.

    31 1 Responder

    Frouxo - 1 ano, 2 meses atrás

    Vou explicar. É que com esse frigobar na sala, o vereador pode ter cerveja, presunto, queijo, gelo, fruta e ai ele fica mais feliz, trabalha com mais empenho e suas importantes tarefas são desenvolvidas de forma melhor ainda. Principalmente a cerveja, essa coisa transforma a pessoa. Ora, ninguém é de ferro. Assim conclui que para trabalhar muito e muito bem, todos precisam de um frigobar. Entendeu?

    5 0

  • Pedro Pedreira | 1 ano, 2 meses atrás

    Sabe porque eles compraram os frigobares? Porque eles sabem que o ano que vem mais da metade deles têm chance de se REELEGEREM, pois o eleitor é a raça mais sem vergonha e sem memória que tem.

    31 0 Responder

  • kkkkkkkkkkkk | 1 ano, 2 meses atrás

    17 vereadores para uma cidade de 135k de habitantes, é sacanagem neh??? BANDO de parasitas, cara que raiva que dá, e a cidade jogada no esgoto!

    30 0 Responder

  • Abrindo a tampa | 1 ano, 2 meses atrás

    Fiquei sabendo agora que a aprovação da compra dos Frigobar não é só do "Vicente Frigobar" não. Teve aprovação da "mesa diretora" da Câmara, formada por Cabo Batista, Braz Paulo e Dalva Mota. Qual nota tirariam numa prova de QI?

    30 0 Responder

  • uai | 1 ano, 2 meses atrás

    Depois o Zezao faz outdoor falando que o Estado deve dinheiro ao município e vai usar a falta dele para justificar os buracos na cidade e a saúde que vai de mal a pior, vende esses frigobar e compra um oleo de peroba pra passar na cara dele e desses vereadores.

    29 0 Responder

    Joaquim - 1 ano, 2 meses atrás

    Qual é a relação do Prefeito com as despesas da câmara? Busquem estudar um pouco a diferença entre os poderes Executivo, legislativo e judiciário! Não adianta querer reclamar sem saber.

    4 7

  • Indignada | 1 ano, 2 meses atrás

    Enquanto isso falta maca para pacientes na UPA... absurdo.

    29 0 Responder

  • VICENTE FRIGOBAR | 1 ano, 2 meses atrás

    Superfaturamento claro, inclusive com utilização de processo licitatório, para simular legalidade! Despesa totalmente desnecessária! Absurdo! Ainda mais que faltam geladeiras nos postos de saúde para conservação de vacinas! É preciso que o Ministério Público não se omita! Estamos diante de crime e escárnio com a população! Caso de polícia!

    28 1 Responder

  • Marcelo | 1 ano, 2 meses atrás

    Comprar alimentos , carnes par escola e creche prefeitura num tem dinheiro não ne .

    28 0 Responder

  • Frouxo | 1 ano, 2 meses atrás

    Os nobilíssimos vereadores estão corretos, seguindo o exemplo dos outros excelentíssimos do STF. Mas ainda falta o caviar, a lagosta e as bebidas premiadas para compor a alimentação dos reis do povo patense. Viva a baderna com dinheiro público.

    28 0 Responder

  • Antônio dos Anjos | 1 ano, 2 meses atrás

    Vamos fazer um movimento popular para reduzir os salários dos vereadores! Vereador não pode ganhar mais que um professor municipal!!! Antigamente vereadores não eram remunerados! E eram muito mais preparados!

    28 0 Responder

  • BOLSOMINION | 1 ano, 2 meses atrás

    Pelos fatos que averiguei, um frigobar deste modelo marca Eletrolux está nos sites de compras das lojas no valor de 800$ a 1000$ reais no máximo!! Então se fora 17 frigobares o valor não poderia passar no máximo de uns dezessete a dezoito mil reais!! Não justifica terem gastado 30 mil reais nisso nunca. Aaaahh Sr presidente da Câmara safado sem vergonha tava querendo fazer um desvio de verba inventou uma desculpa rapidinho e ainda por cima arrumou um peixe seu pra ganhar absurdo de dinheiro pra fazer nada como sempre!! Políticos safados!!

    27 2 Responder

  • Vergonha | 1 ano, 2 meses atrás

    Bom,vindo do Vicente já dá pra se esperar pois o mesmo teve a capacidade de colocar asfalto somente na porta da casa dele,isso mesmo na porta da casa dele!Nem na rua toda colocou.E um vergonha agora faz esse papelão.

    27 0 Responder

    Ze - 1 ano, 2 meses atrás

    Verdade já relatei isso várias vezes aqui nos comentários, asfaltou a rua da casa dele e largou o bairro as traças e asfalto de mais de quase 10 cm de espessura 3x mais do que essa casca de ovo que a prefeitura tá colocando em algumas ruas, agora qual é o órgão que fiscaliza isso aí. Cadê o Ministério Público para fazer uma averiguação, é o dinheiro do povo e não dele. Indignação é pouco com o descaso com a população, cadê os vereadores lá na UPA, para ir em hospital particular puxar saco, foram todos agora para o povo que paga imposto somente banana.

    8 0

  • Max | 1 ano, 2 meses atrás

    Nenhuma instituição aguenta tanto gasto desnecessário. Em plena crise, falta de dinheiro para tudo, desemprego alto no país, e nossos legisladores preocupados com o seu conforto pessoal. Quer saber o que está errado e o que o povo acha dos vereadores? Leiam os comentários postados. Daqui a pouco lançam mais uma homenagem a uma personalidade qualquer ou brigam para mudar nome de rua. Vereador deveria ser função não remunerada. Paga-se muito para pouco serviço ou utilidade.

    27 0 Responder

carregar mais comentários