349669 2216 Ok
Publicado em 30/10/2017 por Maurício Rocha
Compartilhe:

Calçadas da rua Major Gote escondem armadilhas e Patrimônio Histórico luta pela preservação

Sem os reparos necessários, os buracos se abrem ao longo do caminho e os acidentes se multiplicam.

As calçadas foram construídas em pedra portuguesa.

As calçadas de pedra portuguesa construídas como obras de arte na década de 80 estão se transformando em armadilhas para os pedestres. Sem os reparos necessários, os buracos se abrem ao longo do caminho e os acidentes se multiplicam. As mulheres são as principais vítimas, mas as pessoas que trabalham no local relatam acidentes também com os idosos.

As calçadas foram construídas em pedra portuguesa, em um trabalho minucioso para retratar a cultura local. O enorme mosaico criado pela artista plástica Arminda Gomes faz referências à produção de milho. Além disso, ao longo do caminho, em cada cruzamento, é possível encontrar figuras como tropeiros, patos silvestres e bandeirantes que lembram o início do povoado que deu origem ao município.

As calçadas da rua Major Gote são tombadas pelo Patrimônio Histórico, mas nunca receberam os cuidados necessários para a preservação. Teve empresa, por exemplo, que retirou a calçada por completo e não recebeu nenhum tipo de punição. Outras que abrem buracos para a realização de obras nem sempre fazem os reparos da forma adequada.

Hoje, as calçadas da rua Major Gote são motivo de reclamação. Com tantos buracos e imperfeições, o simples caminhar pelo passeio pode ser bastante arriscado para uma mulher de salto ou para um idoso com mais dificuldade. Tombos e tropeções são uma constante segundo relatos de pessoas que trabalham no local.

A Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) tem realizado um trabalho de conscientização sobre as calçadas da rua Major Gote. O órgão está distribuindo uma cartilha que explica a importância da obra e de sua preservação. O material também alerta que destruir o Patrimônio Histórico é crime e pode ter consequências na Justiça.

Imagens atualizado em 30/10/2017 • 18 fotos

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Autor: Maurício Rocha Postado em 30/10/2017
Compartilhe:

36 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • neguites | 2 semanas, 3 dias atrás

    Esses safados São eleitos para administrar o município e ao invés, administram para si e para os amigos! Que o povo ...

    0 1 Responder

  • Marley Wanderson Soares | 2 semanas, 3 dias atrás

    Como q anda de salto nessa porcaria td vez q passo nessa merda de major gote fc com salto preso nessa calçada.

    1 0 Responder

  • MARIANY | 2 semanas, 3 dias atrás

    HAFFFF..ta tao sujas q nao da p ver ... nenhuma,esses politicos daqui tem criar vergonha na cara e arrumar essas calçadas a gente q anda de salto se for fino fc presa no buraco.Cidade mal cuidada p onde ta indo o dinheiro??? p bolsos dos ladrao nao somos trouxas....acorda patos....

    0 0 Responder

  • indignada | 2 semanas, 3 dias atrás

    Realmente as calçadas estão deixando a desejar, a cidade inteira está feia! Achei um absurdo acabarem com um super mosaico que tinha na praça 'nova' que era em frente a antiga padaria Vesúvio. Precisam sim arrumar as calçadas e ainda acho justo os donos das lojas da major gote ajudarem na conservação das calçadas pois esses mosaicos são a cultura da nossa cidade e deve ser preservada sim e vai evitar os acidentes também!

    0 0 Responder

  • indignada | 2 semanas, 3 dias atrás

    Realmente as calçadas estão deixando a desejar, a cidade inteira está feia! Achei um absurdo acabarem com um super mosaico que tinha na praça 'nova' que era em frente a antiga padaria Vesúvio. Precisam sim arrumar as calçadas e ainda acho justo os donos das lojas da major gote ajudarem na conservação das calçadas pois esses mosaicos são a cultura da nossa cidade e deve ser preservada sim e vai evitar os acidentes também!

    0 0 Responder

  • Sobre Calçadas | 2 semanas, 4 dias atrás

    Para esse Zé Povinho de Patos está bom demais. Patos não é Paris nem Nova Iorque. Contentem-se com isso.

    0 1 Responder

  • Eduardo Babilonia | 2 semanas, 4 dias atrás

    Esse tipo de calçadas é uma porcaria, tem que tirar isso é fazer uma obra descente, de qualidade , segurança e locomoção de todos, inclusive para os deficientes visuais, físicos e auditivos. Temos que fazer a diferença ser exemplo de acessibilidade e locomoção, garantindo o direito de ir e vir de todos os cidadãos!

    4 2 Responder

  • Mary Law | 2 semanas, 4 dias atrás

    Andar de salto no Centro de Patos de Minas é um transtorno. Salto fino, então, nem pensar! É acidente na certa.

    3 2 Responder

  • Daniela | 2 semanas, 4 dias atrás

    Tanto faz mesmo, nas esquinas que são o lugares que mais precisamos de calçada são ocupada por mesas de bares onde nos mulheres temos que ouvir toda a gama de porcaria dos malandros e cachaceiros que ficam o dia todo lá, nem passamos pela calçada então andamos pela rua que é ainda mais perigoso que esses buracos ai!

    7 0 Responder

  • Flavio | 2 semanas, 4 dias atrás

    Se eu cair e me machucar entro na justiça contra a prefeitura..... pago os meus imposto pra que???? dar vida boa a politico???? Uns anos atrás no estado de SP um bandido entrou na justiça contra a vitima. Se ganhou não sei.... Afinal quem mantem essa maquina publica e o povo sofrido......

    3 1 Responder

carregar mais comentários