Os cães estavam com diversos espinhos grudados principalmente no focinho e boca.

Um policial que estava fazendo caminhada pelas ruas do Bairro Gramado na manhã desta quinta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, foi que viu os quatro cães abandonados tomados por espinhos. Foi feito contato com o Corpo de Bombeiros e também com o Centro de Zoonoses para ser feita a retirada dos espinhos.

De acordo com o Cabo Héverton, os cães vivem nas ruas do bairro, nas imediações de uma reserva ambiental, de onde pode ter saído o ouriço-cacheiro, animal que tem o corpo coberto por espinhos. Simone Lúcia da Rocha, moradora do bairro, informou que é comum ver ouriços caminhando nas imediações da reserva.

Os quatro cães estavam com diversos espinhos grudados principalmente no focinho e boca. Dois deles estavam em situação mais grave. A universitária do curso de veterinária, Raphaella Lippi, que também mora no bairro e é uma protetora dos animais, se dispôs a ajudar na retirada. O Corpo de Bombeiros conseguiu contato com o Centro de Zoonoses e um veterinário vai se deslocar até o bairro para socorrer os animais.

O policial disse que chegou a retirar alguns, mas recebeu a orientação de que não pode fazer a retirada porque a dor é muito grande e pode causar inflamação. Neste caso, será necessária medicação do cão para a extração cuidadosa dos espinhos sem rompê-los, incluindo a extração daqueles que estão completamente por baixo da pele.