As caçambas, por exemplo, vem circulando livremente sem o uso de proteção.

Como se não bastasse os inúmeros buracos que tomam conta das ruas de Patos de Minas e do mato que cobre a maioria das praças e dos canteiros centrais de avenidas, a manutenção da limpeza da cidade vem sendo prejudicada pelo despejo constante de restos de materiais de construção. As caçambas, por exemplo, vem circulando livremente sem o uso de proteção.

As empresas que realizam a coleta e transporte de entulhos e restos de materiais de construção devem seguir diversas normas, muitas delas regulamentadas por lei. As caçambas tem tamanho específico e devem estar identificadas e com faixas reflexivas. A Lei Municipal de 1997 também estabelece que elas devem permanecer preferencialmente no interior da obra.

O serviço também devem respeitar regras de circulação. Caçambas carregadas devem ser cobertas por uma proteção para evitar que o material transportado seja espalhado pelas vias públicas. O condutor flagrado descumprindo esta determinação pode ser multado. E se for comprovado o despejo de sujeira em via pública, a empresa é obrigada a fazer a limpeza.

Mas com a fragilidade da fiscalização em torno deste serviço, alguns motoristas de empresas de caçambas não se dão o trabalho de instalar a cobertura. Em alguns casos, é possível perceber que a cobertura está presente no veículo e mesmo assim não é utilizada pelo motorista. O desrespeito ocorre nos quatro cantos da cidade.

A norma que obriga as caçambas a utilizarem a proteção, além de evitar que o material transportado se espalhe pelas ruas sujando a cidade, também pode evitar acidentes. Restos de entulho pesados são transportados nessas caçambas e podem provocar acidentes graves.

Autor: Maurício Rocha