Os funcionários de uma marmoraria tiveram a surpresa de encontrar um ouriço cacheiro.

Animais silvestres continuam sendo encontrados no perímetro urbano de Patos de Minas. Após servidores encontrarem uma jiboia de cerca de 1 metro no jardim da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, o Corpo de Bombeiros resgatou em outras áreas urbanas do município outra serpente e um ouriço cacheiro.

Os resgates aconteceram na tarde dessa quarta-feira (11). Primeiro, os funcionários de uma marmoraria tiveram a surpresa de encontrar um ouriço cacheiro em uma marmoraria no Bairro Gramado. O animal que possui o corpo coberto de espinhos, mas é considerado inofensivo, foi levado para uma área de preservação ambiental distante da cidade.

De acordo com especialistas, quando se sente ameaçado, o ouriço enrola-se sobre si próprio, escondendo as suas pequenas patas e as áreas desprovidas de espinhos, transformando-se numa “bola com picos”, bastante difícil de penetrar. No geral, a redução de habitat é a maior ameaça para a espécie que não está em extinção. Um vídeo que está circulando na internet mostra o risco que é tentar atacar o Ouriço Cacheiro.

A segunda jiboia encontrada na semana no perímetro urbano de Patos de Minas foi localizada próximo à Casa das Meninas, no Bairro Boa Vista. A cobra de mais de um metro estava na rua, próximo à calçada. A serpente foi capturada e também levada para uma área longe da cidade. Ela não apresentava ferimentos.

Especialistas afirmam que a localização de animais silvestres nas áreas urbanas acontece principalmente por causa da invasão do homem aos seus habitats naturais. Quando os animais são localizados na cidade, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado para fazer o resgate e o transporte para áreas distantes do perímetro urbano.

Autor: Farley Rocha