Bolsonaro diz que pior ainda está por vir no derramamento de óleo que atingiu Nordeste

Ele falou também que há 80% de chance de criação de novo partido

publicado em 04/11/2019,


O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em entrevista à TV Record no domingo, que “o pior ainda está por vir” e que pode ocorrer uma “catástrofe muito maior” no derramamento de óleo que chegou à costa brasileira, já que o material recolhido até agora seria apenas uma parte do que teria sido derramado.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

De acordo com as últimas informações da Marinha, cerca de 4 mil toneladas de óleo foram retiradas das praias e do mar no Nordeste, mas o governo não sabe o quanto mais ainda pode chegar. No última final de semana, o óleo começou a se aproximar do arquipélago de Abrolhos, área considerada de maior diversidade marinha no Atlântico Sul.

“A notícia ruim: o que chegou até agora e foi recolhido é uma pequena quantidade do que foi derramado, então o pior ainda está por vir, não sei se na costa do Brasil”, disse Bolsonaro.

O presidente ressaltou que parte do óleo pode ter ido para outro lugar, mas as correntes marinhas indicam que o caminho natural seria a costa brasileira.

“Então nós temos um anúncio ainda de uma catástrofe muito maior que está por ocorrer por causa desse vazamento que, pelo que tudo parece, foi criminoso”, disse.

Na semana passada, uma operação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal apontou o navio grego Bouboulina como o mais provável responsável pelo derramamento. O navio teria sido abastecido no Porto de José, na Venezuela e zarpado no dia 18 de julho com destino à Malásia. A empresa Delta Tankers, proprietária do navio, nega responsabilidade.

NOVO PARTIDO

Em outro tema tratado na entrevista, a crise com o PSL, seu partido, Bolsonaro disse que tem hoje 80% de chances de deixar a sigla e 90% de criar um novo partido.

O presidente reclamou que hoje é responsabilizado por quaisquer notícias de desvios de recursos no partido e por isso a única maneira de ficar no PSL seria ter o comando da sigla.

“Ou passo a ter o comando das ações do partido, para a gente acabar com isso, abrir se tiver alguma caixa-preta, e começar a fazer com o que fundo partidário vá para onde tem que ir”, disse. “O que pode acontecer? Eu posso sair do partido. Quero apenas que seja cumprida uma determinação: transparência”.

Inicialmente, Bolsonaro foi desaconselhado por seus advogados a criar um novo partido, dadas das dificuldades para recolhimento de assinaturas e, segundo o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral Admar Gonzaga —hoje um dos conselheiros do presidente nesta questão— a má vontade da população com a criação de novas siglas.

No entanto, o presidente agora acredita que é muito difícil assumir o controle do PSL, e disse que seu sonho seria a criação de um novo partido.

“Meu sonho, acho muito difícil eu assumir o comando do partido (PSL), é criar um partido agora, que a gente pode colher assinatura eletrônica junto ao eleitorado. Até março teria um partido, e eu teria ali, dos quase 6.000 municípios, talvez umas 200 candidaturas pelo Brasil. Estaria feliz com isso porque poderia escolher de fato quem poderia concorrer”, defendeu.

Para o registro de um novo partido ser aceito pelo TSE são necessárias hoje 491.967 assinaturas, o que representa os 0,5% do total de votos dados na eleição de 2018 para a Câmara dos Deputados, como exige a legislação. Essas assinaturas ainda precisam ser coletadas em no mínimo 9 estados.

O presidente confirmou ainda que o novo pacote de medidas econômicas será entregue pessoalmente por ele e o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta terça-feira ao Congresso.

Segundo a Reuters apurou, a expectativa é que as medidas do pacto federativo sejam apresentadas ao Senado, por onde começarão a tramitar, às 11h. Uma coletiva à imprensa deverá ser realizada no mesmo dia.

Fonte: Reuters

Postado em 04/11/2019
Compartilhe:

6 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Riala Mafon ( Reflexão) | 1 semana, 1 dia atrás

    Santo Agostinho foi convidado para uma festa ao Imperador Romano. O Discurso de abertura do festejo ficou para Santo Agostinho, assim que se dirigia para ficar do lado do trono do Império, ele passou perto de um mendigo que lhe sorriu e desejou um bom dia. Agostinho retribuiu com um aceno de cabeça e pensou: Quem é mais feliz eu ou esse mendigo? Ah, concluiu, certamente é esse mendigo, pois ele me desejou com alegria um bom dia verdadeiro e eu vou ao trono mentir vergonhosamente para o Imperador.

    2 0 Responder

  • Riala Mafon ( Reflexão) | 1 semana, 1 dia atrás

    Os rios são grandes ? Sim, tem rios enormes, mas o oceano é maior do que todos eles, pois, se humilha pelo menos um centímetro abaixo de todos os rios !

    1 0 Responder

  • Forasteiro | 1 semana, 1 dia atrás

    Este tal de bozo sujeito de muita pouca cultura e so verificar as suas entrevista que dá pra perceber ...toda vez que surge um problema de acusação contra ele arrumar alguma coisa pra distorcer para outro lado o assunto ..Este é o mais fraco que já vir ....

    3 1 Responder

  • Riala Mafon | 1 semana, 1 dia atrás

    O Bolsonaro brinca com o povo , brinca com uma catástrofe de proporções gigantescas e teve "cara" de viajar meio mundo sem agenda. Agora brinca de Rei e quer manter os "súditos" agradando a si e os Príncipes, um despautério à razão humana, não aceita a ordem das coisas, ele quer praticar uma apropriação indébita por causa do fundo partidário. Ele passeou por todos os partidos mais corruptos de direita e não se comprometeu com nenhum deles e apenas olha o seu reflexo de um narcisista desvairado. Em suma: Não temos Presidente e me tonteia eu ter passado pelo Exército e ter sido engando pelos generais, eu que cri que generais eram nacionalistas por princípio e por dever, puro engano, são também bananas do mesmo cacho.

    5 2 Responder

  • Riala Mafon | 1 semana, 1 dia atrás

    Falta tudo de um Governo no Brasil, falta um Ministério, falta um Parlamento, Falta um Judiciário só não faltam os seis mais ricos que detêm a metade da riqueza do país, somente eles possui mais capital que 100 milhões de brasileiros. E exatamente para eles que o Bolsonaro canta esses últimos versos de uma canção do Chico Buarque fez para crianças ;------"Não, não fuja não Finja que agora eu era o seu brinquedo Eu era o seu pião O seu bicho preferido Vem, me dê a mão A gente agora já não tinha medo No tempo da maldade acho que a gente nem tinha nascido Agora era fatal Que o faz-de-conta terminasse assim Pra lá deste quintal Era uma noite que não tem mais fim Pois você sumiu no mundo sem me avisar E agora eu era um louco a perguntar O que é que a vida vai fazer de mim?

    3 2 Responder

    Riala Mafon - 1 semana, 1 dia atrás

    Errata : onde se lê eles possui , leia-se *onde eles possuem ...

    2 1