Bispo Dom Cláudio Nori Sturm

“Não é hora de brincadeirinhas!” O Bispo Diocesano de Patos de Minas, Dom Cláudio Nori Sturm, reuniu a imprensa na manhã desta quarta-feira (18) para reforçar as medida adotadas pela Igreja Católica para evitar a proliferação do COVID-19 (Coronavírus) e também alertar as pessoas para evitarem as aglomerações. Ele ressaltou a importância da cura da alma, mas informou que cuidar do corpo também é um mandamento de Deus.

O Bispo informou que as celebrações públicas estão suspensas até 3 de abril, mas isso pode se estender. Ele determinou que as missas dominicais sejam realizadas sem a presença dos fiéis, somente com a equipe litúrgica, podendo ser transmitida pelos meios de comunicação ou redes sociais. O Congresso que seria realizado no Centro de Convenções do UNIPAM e reuniria cerca de 2 mil pessoas foi cancelado. Ele pediu para as pessoas manterem a fé rezaram de casa, mantendo a esperança de que nada mais grave aconteça.

Ele alertou que está em contato com pessoas sérias, sacerdotes da Itália, e destacou que as medidas de isolamento são mesmo muito importantes. “Sacerdotes, inclusive Bispo, já perderam a vida. Eles negligenciaram os cuidados e hoje choram seus mortos”, destacou. Com relação a passagens bíblicas que explicariam esta situação, ele recomendou cuidado nas interpretações porque aquilo funcionou naquela época. “É preciso confiar na ciência”, disse.

O Bispo também frisou que Deus realmente não quis que isso acontecesse, mas permitiu. Então, devemos ter todos os cuidados para evitar um mal ainda maior. Ele defendeu o posicionamento das autoridades e dos cientistas e pediu que as pessoas evitem aglomerações e manter contato físico. “As pessoas podem se cumprimentar, mas não pegar na mão, ou se abraçarem. Deve-se manter o distanciamento”, ressaltou.

O sacerdote também ressaltou a importância dos meios de comunicação para não fazerem brincadeirinhas e pediu às pessoas que tratem a situação de forma realmente séria. Dom Cláudio está monitorando a situação e toda a programação da Semana Santa também pode ser alterada. O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, previu em entrevista, nessa terça-feira (17), que Minas Gerais e Rio de janeiro podem ser os estados mais afetados do país.