Publicado em 08/08/2018 por Maurício Fernandes
Compartilhe:

Bispo Dom Cláudio mobiliza fiéis em Patos de Minas e região contra a legalização do aborto

Em Patos de Minas, defendendo a posição da Igreja Católica, o Bispo Dom Cláudio Nori Sturn iniciou uma mobilização dos fiéis de toda a região.

Bispo Dom Cláudio Nori Sturn (Foto: Arquivo Patos Hoje)

O Supremo Tribunal Federal irá decidir se o aborto continua sendo crime no Brasil ou se a prática será descriminalizada. Vários representantes de entidades e especialistas foram ouvidos pelos ministros. Em Patos de Minas, defendendo a posição da Igreja Católica, o Bispo Dom Cláudio Nori Sturn iniciou uma mobilização dos fiéis de toda a região.

Uma notícia foi publicada no site da Diocese de Patos de Minas mobilizando os fiéis para a coleta de assinaturas. O bispo orientou a população a apoiar o Movimento Nacional da cidadania Pela Vida que é contra o aborto. O movimento vem colhendo assinaturas de pessoas que são contra a prática em todo Brasil e, em Patos de Minas, o Bispo pediu ajuda para que sejam desfavoráveis à prática abortiva.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

Segundo o Bispo, em conversa com nossa equipe de reportagem, a posição da igreja quanto ao tema é bastante clara e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB vem enfatizando, dia após dia, a sua manifestação em prol da vida. “Esse assunto está muito claro, basta as pessoas pesquisarem, a igreja não pode ser à favor de coisas desse tipo, tirar uma vida nunca é o melhor caminho”, concluiu.

Ele conscientiza e pede para que os fiéis ajudem a colher o máximo de assinaturas possíveis. As assinaturas têm como finalidade, mostrar para as autoridades a vontade da população e vão para o Estatuto do Nascituro que define os direitos da criança ainda não nascida, assim como da gestante. Para participar da campanha a pessoa pode imprimir a folha de coleta de assinaturas e, após a coleta, enviar para a Direção do Movimento Brasil sem Aborto.

Entenda o que pode acontecer no STF

Uma das diversas opções possíveis para escolha de Rosa Weber é a de considerar que a Corte Suprema não é a instância que deve decidir sobre a descriminalização do aborto, procedimento que hoje é permitido apenas em casos específicos - quando há risco de vida para a mulher ou para o bebê, em casos de estupro e de anencefalia do feto. Qualquer outra situação, o Código Penal classifica de crime, com pena de um a três anos.

Rosa Weber também pode acatar totalmente ou parcialmente e até descartar a ação. De um lado, ela tem ouvido como o principal argumento em defesa da descriminalização que métodos clandestinos são realizados anualmente deixando centenas de vítimas. Números do Ministério da Saúde revelam que, entre 2006 e 2015, mais de 700 mulheres morreram por complicações causadas por aborto, colocando o procedimento como a quarta causa de mortalidade materna no país.

Outros levantamentos retratam uma realidade ainda mais alarmante, como a Pesquisa Nacional de Aborto (PNA), realizada em 2016 pelo Anis Instituto de Bioética e pela Universidade de Brasília (UnB), segundo a qual uma em cada cinco mulheres submeteu-se, até os 40 anos, a pelo menos um aborto. Ainda de acordo com a pesquisa, em 2015, 417 mil mulheres nas áreas urbanas do Brasil interromperam a gravidez.

Em contraposição aos que defendem a descriminalização do aborto, líderes religiosos, alguns médicos e especialistas questionaram esses números. Alguns deles chegaram a afirmar que as pesquisas são tendenciosas e sujeitas a conflitos de interesse, por terem sido realizadas e financiadas por pessoas e organizações que defendem a mudança.

Autor: Maurício Fernandes Postado em 08/08/2018
Compartilhe:

38 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • WELTINHO | 2 meses, 1 semana atrás

    TENHO CERTEZA QUE SE FIZEREM UM PLEBISCITO ENTRE AS MULHERES 99% É CONTRA ESSA ABERRAÇÃO QUE QUEREM COLOCAR EM DISCURSO. ISSO NÃO É COISA DE MULHER ISSO É COISA DE PESSOAS QUE MORREM DE INVEJA DAS MULHERES TEREM A CAPACIDADE DE SEREM FÉRTEIS E PODEREM DAR A LUZ. A MAIOR VIRTUDE DE UMA MULHER E A DADIVA DE ENGRAVIDAR E PODER DAR A LUZ A UMA NOVA CRIATURA. A MÃE DESSES QUE LUTAM PRA LIBERAR O ABORTO É QUE DEVERIAM TER ABORTADO PORQUE SENDO ASSIM ESSAS ABERRAÇÕES NEM NASCIDO TERIAM.

    3 5 Responder

  • Gabriel | 2 meses, 1 semana atrás

    Sou contra a prática do aborto, mas favorável ao direito da mulher decidir abortar. A criminalização não muda nada, aquelas que querem abortar, abortam. Nenhum bebê será salvo por essa iniciativa hipócrita. Na verdade nenhum ZIGOTO será salvo, visto que aquele amontoado de células é tão desconsiderável do ponto de vista humano quanto uma amígdala.

    5 9 Responder

    Controvérsia - 2 meses, 1 semana atrás

    "Sou contra a prática do aborto, mas favorável ao direito da mulher decidir abortar": paradoxo total! Decida-se! Ou um ou outro!

    4 6

    Gabriel - 2 meses, 1 semana atrás

    Não! É isso mesmo e vai continuar assim.

    3 2

    Controvérsia - 2 meses, 1 semana atrás

    Meu caro fique a vontade, a vida é sua, a opinião idem e a cabeça fechada também!

    1 2

  • O Povo | 2 meses, 1 semana atrás

    A esquerda apoia o aborto (assassinato de inocentes e é contra a pena de morte (acham que tem que tratar bem os bandidos) A direita é contra o aborto (defende a vida dos inocentes) mas é a favor de punições rigorosas para criminosos (bandido tem mais é que se ferrar) É fácil saber de que lado ficar.

    3 8 Responder

  • Malaquias | 2 meses, 1 semana atrás

    Sou contra aborto! Todos na vida devemos agradecer por termos tido a chance de nascer e poder ter escolhas para alcançar nossos sonhos! Agora se você é a favor, uma pena seus pais não terem te abortado para te dar o gostinho da sensação do aborto...

    7 5 Responder

  • Alguém | 2 meses, 1 semana atrás

    Nao se mobiliza contra ações de corrupção do governo e preocupa em impor influência quando o estado é laico. Como pessoa eu não sei, mas como cidadão é só mais um babaca.

    5 1 Responder

    Controvérsia - 2 meses, 1 semana atrás

    Olha só, você quer dar sua opinião ok, mas não fale besteira. Este ... aí tem lutado muito para defender o direito de todo cidadão, dando a cara inclusive pra bater. Procure se informar mais!

    2 2

  • leleu | 2 meses, 1 semana atrás

    Esta certinho bispo e outra coisa aborto mata vidas porque assim que teve a fecundação já é uma vida não importa do jeito que foi eu já soube que uma mulher foi estuprada e engravidou desse estupro e não tirou a criança e essa criança cresceu e virou um Homem bom e muito honesto e cuida da mãe com muito amor por isso senhores vamos ser todos contra esse ato porque ninguém pode tirar a vida ok :+1: :+1: :+1: :+1: :+1: :+1: :+1: :+1:

    11 2 Responder

  • um anjinho que veio do céu . | 2 meses, 1 semana atrás

    é um dever não só desta doutrina más ,de toda humanidade . se esta igreja quisesse mesmo fazer algo pra ajudar o próximo sem interesse , ela estaria dividindo sua fortuna com quem precisa e, não sustentando mordomia de padres que vivem no bem bom . fazer caridade com dinheiro adquirido da fé de pessoas que não raciocina é fácil. arreganhar as mangas e procurar ir onde o problema é grave nunca fazem .

    11 4 Responder

  • Caveira Patton | 2 meses, 1 semana atrás

    Discussão da legalização do aborto se faz uma questão técnica de base objetiva. Não dá para trazer FOLCLORE interno de religião para dentro disso.

    3 5 Responder

    Controvérsia - 2 meses, 1 semana atrás

    Pelo visto você não está muito bem informado. Houve nos dias 03 e 06/08, duas audiências públicas convocadas pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, Rosa Weber, sobre a descriminalização do aborto até a 12 semana de gestação. Está sendo uma discussão nacional. Na bancada, chamaram membros da CNBB como também de outras religiões para apresentar "questões técnicas de bases totalmente objetivas", além de fundamentadas por médicos, psiquiatras, percentuais, etc... agora pelo que sei o Saci-Pererê, a mula sem cabeça, o Curupira e o boto rosa não foi chamados pela ministra...

    1 1

  • pai chulé do angu | 2 meses, 1 semana atrás

    esta instituição tem um debito enorme com a humanidade . qualquer coisa que ela faça em ajuda as pessoas é muito pouco pela sua divida . guerras ,assassinatos ,prisões , torturas , pedofilia , exploração da fé ,abusos ,entre muitas outras coisas como dizer que negros na época da escravidão não eram gente .esta instituição foi formada pela antiga religião romana e por invenções de alguns cristãos mal intencionados . quem achar que estou mentido faça uma pesquisa profunda e, ira descobrir o que tem por trás desta empresa .

    9 5 Responder

    Controvérsia - 2 meses, 1 semana atrás

    Oh Chulé do angu, respira meu filho, abra os olhos e veja que estamos em 2018! Então porque pessoas erraram na idade média e, talvez, época colonial, agora você quer que em pleno XXI outras pessoas emudeçam por causa dos erros cometidos por outras pessoas em séculos passados??? Oh Chulé não dá né!!!

    1 2

  • Não ao Aborto | 2 meses, 1 semana atrás

    Aborto é um crime monstruoso, se não quer engravidar, se previna, existem vários métodos contraceptivos. Podem ter certeza que quem pratica o aborto está adquirindo para si um débito muito alto com Deus. As consequências são terríveis

    10 12 Responder

    Sr. Verdade - 2 meses, 1 semana atrás

    Se é contra o aborto não aborte. Parem de misturar coisas divinas com necessidades terrenas.

    9 8

    Controvérsia - 2 meses, 1 semana atrás

    Sr. Verdade, pelo visto o senhor se acha o dono da verdade né! Ou melhor da sua verdade! Se você é ateu ok, você tem este direito; como o outro tem o direito de acreditar em um Deus maravilhoso que cuida dos seus filhos!

    9 2

carregar mais comentários