Imagem Ilustrativa (Foto: Internet)

O Governo Federal ainda não conseguiu normalizar a distribuição das vacinas Pentavalente e DTP. Em Patos de Minas, bebês estão enfrentando fila de espera para receber a imunização. Entretanto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde não há previsão para que o fornecimento da vacina seja normalizado.

A vacina Pentavalente previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e bactéria Haemophilus influenzae tipo B (responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta). São três doses ministradas aos dois, quatro e seis meses de vida. Já a vacina TP ou Tríplice Bacteriana previne difteria, tétano e coqueluche e realizado aos 15 meses, com reforço entre os 4 e seis anos de vida.

A Pentavalente está em falta desde quando um lote da vacina foi reprovado e as compras com o antigo fornecedor foram interrompidas este ano.  Com relação da DTP, a justificativa do Ministério da Saúde era de que houve problema na conservação das doses durante a distribuição. Em agosto, o país voltou a receber as doses das duas vacinas e a previsão era de que o abastecimento fosse normalizado até o mês de novembro, mas isso não ocorreu.

Pelo menos em Patos de Minas, a Pentavalente e a DTP têm chegado às unidades de saúde a conta gotas. Os pais que não tem condições de pagar pelas doses na rede particular estão sendo orientados a aguardar em fila de espera. Entretanto, não há previsão para a chegada das duas vacinas.