Bebês enfrentam fila de espera por vacinas Pentavalente e DTP nos postos de saúde

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde não há previsão para que o fornecimento da vacina seja normalizado.

publicado em 04/12/2019, por Maurício Rocha


Imagem Ilustrativa (Foto: Internet)

O Governo Federal ainda não conseguiu normalizar a distribuição das vacinas Pentavalente e DTP. Em Patos de Minas, bebês estão enfrentando fila de espera para receber a imunização. Entretanto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde não há previsão para que o fornecimento da vacina seja normalizado. 

A vacina Pentavalente previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e bactéria Haemophilus influenzae tipo B (responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta). São três doses ministradas aos dois, quatro e seis meses de vida. Já a vacina TP ou Tríplice Bacteriana previne difteria, tétano e coqueluche e realizado aos 15 meses, com reforço entre os 4 e seis anos de vida.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

A Pentavalente está em falta desde quando um lote da vacina foi reprovado e as compras com o antigo fornecedor foram interrompidas este ano.  Com relação da DTP, a justificativa do Ministério da Saúde era de que houve problema na conservação das doses durante a distribuição. Em agosto, o país voltou a receber as doses das duas vacinas e a previsão era de que o abastecimento fosse normalizado até o mês de novembro, mas isso não ocorreu. 

Pelo menos em Patos de Minas, a Pentavalente e a DTP têm chegado às unidades de saúde a conta gotas. Os pais que não tem condições de pagar pelas doses na rede particular estão sendo orientados a aguardar em fila de espera. Entretanto, não há previsão para a chegada das duas vacinas.

Autor: Maurício Rocha Postado em 04/12/2019
Compartilhe:

12 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • cidadão | 1 semana atrás

    Minha bebê está com 7 meses agora q conseguiu tomar a de 4 meses como TÁ em falta ela ta sem tomar a de seis meses , e n sabe quando vai ter pra tomar a de seis meses .

    0 0 Responder

  • Joazudo | 1 semana atrás

    Eu nem sabia que eles conseguiam ficar na fila.????????????

    2 2 Responder

  • Tá okey | 1 semana atrás

    Daqui a pouco vão falar que a culpa é do Lula. Ah. Deva ser mesmo, ele está solto. Desculpem aí bolsominions!!!!!

    10 10 Responder

    Tudo errado - 1 semana atrás

    Como assim ? Ele estar solto dá mais motivos pra acreditar q ébele , se for mesmo

    0 1

  • Correcao | 1 semana atrás

    Os bebês estão esperando a vacina, e não os recém nascidos. Recém nascido é até 28dias, e a vacina é para bebês de 2 meses

    3 9 Responder

  • Pitu | 1 semana, 1 dia atrás

    O problema das vacinas é que quando chegam nos postos de saúde sempre tem os conhecidos, amigos, das pessoas que trabalham no posto, ai quem ta na lista de espera e não conhece ninguém que trabalha no posto de saúde vai ficar esperando muito!

    13 3 Responder

  • Angel | 1 semana, 1 dia atrás

    Muito descaso com a saúde! A vacina na rede particular é muito cara! Temos que pedir a Deus para proteger nossas crianças!!!

    8 0 Responder

  • Curto e Grosso | 1 semana, 1 dia atrás

    Eles irão enfrentar problemas com falta de pediatra na UPA caso necessitem de atendimento. Está uma vergonha essa saúde infantil com essa administração publica. Esse prefeito está zombando da cara do Povo e nada da promotoria da Saúde exigir explicação.

    5 4 Responder

    GAGO - 1 semana, 1 dia atrás

    A culpa é do governo federal sua ...!

    6 3

    Cidadão Patense - 1 semana atrás

    GAGO como assim? Falta de pediatra na UPA e culpa do Governo Federal? A verba e depositada mensalmente e o que o prefeito anda fazendo com que sobra por não ter médico? A culpa é do prefeito sim! Você deve ser mais um da oposição resistência e ele não.

    5 0

    Trabalho a moda Bolsonaro - 1 semana atrás

    Faz arminha que passa!!!!

    5 5

    GAGO - 1 semana atrás

    SEU ZÉ MANÉ INTITULADO CIDADÃO PATENSE, A REPORTAGEM É SOBRE FORNECIMENTO DE VACINAS E A FALTA É SIM, DO GOVERNO FEDERAL" Sabe porque falta as vezes pediatra na UPA? A administração teve que demitir alguns pois dormiam em casa ao invés de ficarem de plantão lá, outros estavam escalados em tres lugares ao mesmo tempo ou ainda, não levantavam a noite para atender! Não foram contratados novos pediatras por falta desses profissionais. FALE COM CONHECIMENTO DE CAUSA!

    2 0