Battisti é preso na Bolívia e pode ser extraditado a qualquer momento

Ele caminhava tranquilamente pela rua e usava uma barba falsa.

publicado em 13/01/2019,

O italiano Cesare Battisti, de 64 anos, cuja extradição foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 13 de dezembro do ano passado, foi capturado na Bolívia. De acordo com as autoridades da Itália, a detenção foi possível pela parceria entre investigadores italianos e bolivianos. Ele caminhava tranquilamente pela rua e usava uma barba falsa.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Medic Imagem

Battisti estava em Santa Cruz de La Sierra, uma das principais cidades da Bolívia, e foi capturado por volta das 17h deste sábado (12). Segundo relatos, ele não tentou escapar. Questionado pelos policiais, respondeu em português. O italiano usava calça azul e camiseta, óculos escuros e barba falsa.

As autoridades avaliam se a extradição para a Itália será feita diretamente da Bolívia ou se Battisti será enviado para o Brasil e, assim ser encaminhado para a Europa. Há uma aeronave do governo italiano com agentes da Aise, a agência de inteligência do país, aguardando orientações, em território boliviano.

Condenação

Condenado à prisão perpétua na Itália, Battisti foi sentenciado pelo assassinato de quatro pessoas, na década de 1970, quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo, um braço das Brigadas Vermelhas. Ele se diz inocente. Para as autoridades brasileiras, ele é considerado terrorista.

No Brasil desde 2004, o italiano foi preso três anos depois. O governo da Itália pediu sua extradição, aceita pelo STF. Contudo, no último dia de seu mandato, em dezembro de 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que Battisti deveria ficar no Brasil, e o ato foi confirmado pela Suprema Corte.

O presidente Jair Bolsonaro, mesmo antes de empossado, defendia a extradição de Battisti. Nos últimos dias do governo Michel Temer, houve a decisão do STF. Após dias de buscas, a Polícia Federal divulgou 20 simulações sobre a possível aparência do italiano.

Fonte: Agência Brasil

Postado em 13/01/2019
Compartilhe:

4 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • O Debochador | 2 meses atrás

    Sendo contra ditadores todos são terroristas e esse Tronxo no poder não deve estar nem dormindo de alegria, o Governo da Itália tão de direita e hipócrita como esse aqui, elogiou o coiso a alegra foi total.

    1 3 Responder

  • O Debochador | 2 meses atrás

    O STF vai passar a usar somente saia ou burca, vou enviar 11 coleiras para Brasilia como presente. Junto das coleiras irão 11 goiabas para que seja feita uma pequena Romaria do STF até a Catedral. Não se esqueçam; Menino veste Azul e Menina veste Rosa.

    2 5 Responder

  • Italiano | 2 meses atrás

    Mandem pra nós........ :see_no_evil: :see_no_evil:

    2 1 Responder

  • Fica de :eyes: | 2 meses atrás

    Tem que mandá-lo direto para a Itália. Se por passar pelo Brasil, com certeza vai escapulir novamente. :back:

    6 1 Responder