A barragem da Mosaic está localizada na comunidade da Rocinha – distrito de Pilar.

A Mosaic Fertilizantes, juntamente com a Defesa Civil de Patos de Minas, o Corpo de Bombeiros e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil/Comitê Cidade Resiliente, realizará nesta sexta (08) um simulado de emergência na barragem da Mosaic. Esta iniciativa está prevista no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) em Patos de Minas. A medida foi previamente alinhada com a Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e demais instituições.

A barragem da Mosaic está localizada na comunidade da Rocinha – distrito de Pilar - localizada na zona rural do município. A ação está prevista para acontecer a partir das 13h30. Após o acionamento da sirene, os moradores da propriedade rural localizada na Zona de Autossalvamento e que foram instruídos previamente deverão se dirigir ao Ponto de Encontro definido, onde equipes da Mosaic Fertilizantes e Defesa Civil estarão aguardando para fornecer orientações adicionais.

O tempo do percurso feito pelos moradores será avaliado e uma pesquisa sobre o simulado será realizada no local. Não há qualquer risco iminente, portanto, as demais comunidades não precisarão deixar suas casas. O sistema de alerta sonoro é preventivo e visa garantir a segurança da comunidade em caso de emergência.

“Vale ressaltar que a unidade de Patos de Minas está com as operações paralisadas desde 2015 e que a barragem possui a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) emitida em agosto de 2019, de acordo com as novas normas da Agência Nacional de Mineração (ANM)”, ressalta a assessoria de comunicação da Mosaic.