O Sindimetal - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico – apresentou esta semana a identidade visual do Polo das Oficinas Especializadas em Caminhões – BR 365 – Patos de Minas. A intenção é revitalizar e fazer com que o bairro Planalto se especialize em produtos e serviços para veículos pesados. O presidente do Sindimetal, Lisandro de Queiroz Bicalho, destacou que o projeto irá promover uma transformação significativa no bairro. “Temos oficinas com as mais variadas competências técnicas e alta capacidade na prestação de serviços”, enfatizou.

Durante o lançamento da identidade visual do polo, as analistas de tecnologia do SENAI Cecoteg do Sistema FIEMG, Angélica Ferraz e Cristiane Araújo apresentaram o Programa de Desenvolvimento Integrado do Setor de Oficinas de Patos de Minas. Segundo elas, foi feito um levantamento no Planalto e também em bairros vizinhos e detectou-se a existência de mais de 200 oficinas especializadas em manutenção preventiva e corretiva e implementos rodoviários para veículos pesados. “São oferecidas soluções completas, de qualidade reconhecida, além de uma infraestrutura pronta para receber os clientes, localizada próxima à BR 365”, salientou Angélica.

O objetivo do projeto é dar uma nova identidade visual ao bairro, de forma a comunicar a existência do polo de oficinas, aumentar a competitividade das empresas atraindo maior número de clientes e ampliar a qualidade de vida na estadia na região. “Por levantamentos do DNIT, há um tráfego na BR 365 de aproximadamente 3 mil veículos pesados, que podem se tornar clientes em potencial das nossas empresas”, informou o presidente Lisandro.

O Planejamento Estratégico pontuou as ações a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo. Irá facilitar o acesso de micro, pequenas e médias empresas a programas de gestão empresarial, mercado, processo e produtos, por meio de capacitações específicas e técnicas e, ainda, acesso a linhas de financiamento visando ao seu fortalecimento no mercado interno e acesso ao externo. “A proposta é transformar o projeto em um APL – Arranjo Produtivo Local e com isso, conquistar ainda mais benefícios para as empresas”, reforçou Lisandro.