Ave rara em meios urbanos é flagrada mergulhando e pescando nas águas da Lagoa Grande

O fotógrafo Luiz Araújo registrou belas imagens da ave esta semana e o Patos Hoje esteve no local nesta manhã para verificar de perto a presença da nova moradora.

publicado em 12/02/2020, por Maurício Rocha


A Lagoa Grande ganhou uma nova inquilina nos últimos dias. Uma Biguatinga tem sido vista mergulhando e se alimentando nas águas do principal cartão postal de Patos de Minas. O fotógrafo Luiz Araújo registrou belas imagens da ave esta semana e o Patos Hoje esteve no local nesta manhã de quarta-feira (12) para verificar de perto a presença da nova moradora. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

A Biguatinga é uma ave de grande porte que se destaca pela envergadura de suas asas, que chegam a medir 1,20 m. Ela pode chegar a 80 centímetros de comprimento e pesar 1,5kg. Outra característica que chama a atenção nesta ave é a capacidade que ela tem para capturar seus alimentos. Ela consegue passar um bom tempo mergulhando e sempre volta com um peixe no bico. Apesar da semelhança no hábito, a Biguatinga é totalmente diferente do mergulhão. 

Quando se sente ameaçada, a Biguatinga esconde o corpo dentro d’água e fica só com o pescoço para fora, como se fosse uma cobra nadando. Depois de alimentada, a ave costuma pousar em um lugar seguro e abrir as asas e o rabo para se secar. Na Lagoa Grande, ela pode ser vista com  frequência na estrutura de concreto da antiga fonte luminosa que existe próxima à ilha grande. 

A Biguatinga apresenta plumagem preta com desenhos brancos nas asas e no rabo. O fotógrafo Luiz Araújo notou que ela está com uma espécie de plástico presa ao bico. Ele comunicou com um biólogo que sugeriu um monitoramento da ave para saber se este corpo estranho está prejudicando. 

O biólogo Saulo Gonçalves explicou que a Biguatinga, também conhecida como Anhinga anhinga, não está ameaçada de extinção, porém  pouco vista em área urbana. Segundo ele, ela vive à beira de rios e lagos orlados de matas. “Prefere águas interiores com farta vegetação ciliar e árvores com troncos secos para fazer ninhos”, explicou ele.

 Na Lagoa Grande, a ave parece bem mansa e, quando está se alimentando, não se incomoda com a aproximação das pessoas. Uma boa oportunidade para os frequentadores da Lagoa Grande conhecerem e apreciarem os hábitos desta bela espécie.

Imagens atualizado em 12/02/2020 • 6 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 12/02/2020
Compartilhe:

39 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Obrservo | 6 dias, 17 horas atrás

    Rara ?? Onde ?Ameaçada de extinção sim,portanto somente em Minas Gerais estão encontrando essa ave.

    0 0 Responder

  • ANTONYEL | 1 semana atrás

    A ave pega o peixe e perde ele kkk ta ruim de pontaria :joy:

    0 0 Responder

  • EGS | 1 semana, 1 dia atrás

    Essa ave deve ser presa e conduzida a delegacia pelo crime contra a piracema.... Antes se me crucificarem foi só uma brincadeira pessoal, é ótimo ver que a fauna está resistindo a ação predatória do homem...

    5 2 Responder

  • Pamela | 1 semana, 1 dia atrás

    Que linda, perfeição Divina. Só tenho medo de ela ser roubada, pq aqui em Patos vamos combinar né! Até que enfim Patos hoje uma notícia que valha a pena. Continue publicado coisas boas, estamos precisando disso.

    9 0 Responder

  • Marc | 1 semana, 1 dia atrás

    A natureza acontecendo! Que bela!

    7 0 Responder

  • Aleluia | 1 semana, 2 dias atrás

    Creio que deveriam retirar o rabicó que está atrapalhando ela de engolir mais rápido a presa.

    9 2 Responder

    trouxa - 1 semana, 1 dia atrás

    creio ser complicado pegar a ave para retirar o rabicó.

    2 1

  • Edio Batista da Fonseca | 1 semana, 2 dias atrás

    parabéns ao fotógrafo pelas lindas fotos,,,,!!! e a ave tb é muito bonita!!!!!!

    17 1 Responder

  • Paulo de Oliveira Ávila | 1 semana, 2 dias atrás

    Parabéns a "Patos hoje" pela riqueza de detalhes sobre essa ave de espécie brasileira, também ao fotógrafo que aproveitou esse momento único. Moro em Patos mais estou passando uma temporada em Goiânia Goiás, sempre me intero sobre os acontecimentos através desse meio de comunicação. Também sou biólogo e ainda mais fico feliz em ver a natureza estar querendo tomar o seu lugar, com aparecimento de diversos animais da fauna brasileira se achegando a cidade como o tamanduá, lobo guará, capivara, cobras de algumas espécies, onça e agora essa belíssima ave

    15 1 Responder

  • CURIOSO | 1 semana, 2 dias atrás

    Estranha a respista do biólogo....se tem uma alça plástica no entorno do bico (parece na foto um objeto em um dos lados) é obviu que vai atrapalhar sua mastigação ou meio de se alimentar trazendo prejuizo a ave. Caberia a captura com rede propria, a limpeza e posterior soltura....

    14 13 Responder

    Deixa disso - 1 semana, 2 dias atrás

    Em um procedimento de captura desse a ave vai se estressar, poderá se debater e fraturar algum osso que no caso das aves são extremamente leves e frágeis e de difícil consolidação, o procedimento de sedação por si só já é um risco enorme para qualquer animal inclusive humanos, se ela se alimenta, movimenta,voa e nada, não há razão em arriscar sua integridade, deixa de ser entendão.

    12 2

    bionda - 1 semana, 1 dia atrás

    21 É verdade a ave vai mastigar com seus grandes dentes. Larga de ser anta. Não é um rabicó é uma flor.

    2 0

  • Conheço | 1 semana, 2 dias atrás

    Conheço essa ave. No forum, chama-se promotor(pavão) :v:

    14 9 Responder

    V Zé GM - 1 semana, 2 dias atrás

    Pode se chamar de advogado também.

    5 4

carregar mais comentários