Imagem Ilustração.

O aumento surpreendente no número de casos confirmados de coronavírus na região tem causado preocupação nas autoridades de saúde de Patos de Minas. A cidade é referência para mais de 30 municípios da região e os casos mais graves, que precisarem de internação, deverão ser encaminhados para cá, onde existem apenas 17 leitos de UTI destinados para pacientes de Covid-19.

A situação que mais chama a atenção é a de Unaí. O boletim divulgado no sábado (30) mostrava a cidade com 203 casos confirmados, quase quatro vezes mais do que Patos de Minas. O índice que já era alarmante trouxe mais preocupação após os resultados dos testes em funcionários de uma empresa chinesa que atua no município. Mais de 160 trabalhadores testaram positivo para o novo coronavirus.

Em nota, a empresa Long Ping High-Tec, especializada na produção de sementes de milho, informou que todos os profissionais estão bem e cumprindo isolamento. A empresa informou que cumpre todos os decretos municipais e que não mede esforços para preservar a saúde de seus funcionários e da população de Unaí. A nota diz ainda não ser possível identificar como ocorreu a contaminação tendo em vista que os funcionários estão em Unaí desde o início do mês de abril.

Outra cidade que preocupa é Serra do Salitre. Com apenas um caso confirmado até então, a vizinha cidade viu o número de casos explodir depois que o integrante do alojamento de uma empresa  testou positivo. Em nota a Secretaria Municipal de Saúde informou que a empresa foi fechada e que os funcionários foram submetidos a teste rápido. Dos 208 profissionais, pelo menos 22 testaram positivo para coronavirus.

Das 17 vagas de UTI destinadas aos pacientes de Covid-19 da região apenas cinco estão ocupadas, mas diante do crescimento no número de casos confirmados, autoridades de saúde já se mobilizam para aumentar o número de vagas destinadas aos pacientes com coronavirus. A reportagem do Patos Hoje apurou que a intenção é credenciar mais 10 leitos de UTI em Hospital particular para atender os pacientes de Covid-19 caso seja necessário.