A grande quantidade de latas, pneus e outros objetos que acumulam água recolhidos durante mutirão nesse final de semana impressionou.

Além da Dengue, que registra uma epidemia sem precedentes em Patos de Minas, o mosquito Aedes Aegypti também espalha o Zika Vírus e a Chikungunya pela cidade. O número de notificações aumenta a cada dia e emite sinal de alerta para a população, principalmente para as gestantes.

Números atualizados na manhã desta segunda-feira (29) apontam que o número de casos notificados de Dengue em Patos de Minas chegou a 2.277, sendo 578 confirmados, 149 descartados e 1.550 aguardando resultados. Com relação aos casos de Chikungunya, foram 28 notificações até agora, sendo um caso confirmado, quatro descartados e restante aguardando análise.

Já com relação ao Zika Vírus, foram 53 casos notificados, um confirmado e o restante ainda será encaminhado para análise. Os números da doença preocupam principalmente as gestantes, uma vez que o Zika Vírus afeta o desenvolvimento do cérebro do bebê, provocando a microcefalia e outras complicações neurológicas.

A orientação da coordenadora do Programação Municipal de Combate a Dengue, Daniele Cristine Nunes, é para que as gestantes optem por roupas compridas, sapatos fechados, instale telas nas janelas e para que não se esqueçam de usar repelentes, além é claro de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti em casa.

Outra preocupação é com o comportamento da população. Daniele explicou que as pessoas continuam mantendo criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A grande quantidade de latas, pneus e outros objetos que acumulam água recolhidos durante mutirão nesse final de semana impressionou. Daniele voltou a solicitar a colaboração de toda a população na batalha contra a Dengue.