Hospital São Lucas em Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

A direção do Hospital São Lucas anunciou na manhã desta quarta-feira (05) que vai interromper o atendimento de pacientes encaminhados pela Unidade de Pronto Atendimento – UPA. O motivo da interrupção do atendimento de pacientes encaminhados pela Prefeitura seriam os atrasos no pagamento do chamado extra teto.

O São Lucas é o único hospital particular que ainda atende pacientes de média complexidade pelo SUS em Patos de Minas. Cerca de 10 pacientes são encaminhados diariamente para receber atendimento médico na unidade hospitalar, uma média de 330 pessoas por mês, segundo a direção do hospital.

Segundo o médico Sérgio Piau existe um teto estabelecido para os atendimentos desses pacientes, mas o valor sempre extrapola, formando o chamado extra teto. O atraso deste pagamento é que estaria causando o problema. Sérgio disse que já informou ao secretário de saúde e ao prefeito José Eustáquio da interrupção dos atendimentos.

De acordo com o médico Sérgio Piau os pagamentos normalmente são feitos com atrasos e a demora ainda maior para fazer o pagamento do extra teto dificulta o trabalho do hospital. A Prefeitura informou que pagou o valor de R$ 1,4 milhão ao Hospital referentes aos atendimentos e que o valor restante do extra teto  que ainda não foi pago é de apenas R$ 145 mil. A afirmação é de que este valor também será pago em breve.

Depois de uma conversa com o prefeito José Eustáquio e da promessa de que o pagamento será feito nesta quinta-feira (06), o hospital decidiu manter o atendimento.

Atualizado em 05/04/2017 às 12h20

Autor: Maurício Rocha