No capítulo exibido nessa quinta (27), Ivana (vivida por Carol Duarte) é apresentada, em um bar, a Tereza Brant.

O ator transgênero Tarso Brant fez sua primeira aparição na novela “A força do querer” na noite dessa quinta-feira (27). O jovem de 24 anos que ficou conhecido como Teresa Brant nas redes sociais possui fortes ligações com Patos de Minas. Ele viveu a infância e também a adolescência na Capital do Milho, onde deixou vários amigos.

Atualmente, o ator reside em Belo Horizonte, onde resolvera passar pela transformação. A partir de orientações médicas, ele recebeu doses injetáveis de hormônio masculino. A transformação da aparência fez com que Tereza se popularizasse nas redes sociais e fizesse um enorme sucesso. A repercussão chegou até a autora da novela da Globo.

Ele inspirou a escritora Gloria Perez a criar uma personagem que descobre ser um homem em um corpo de mulher e se tornou um conselheiro da escritora. No capítulo exibido nessa quinta (27), Ivana (vivida por Carol Duarte) é apresentada, em um bar, a Tereza Brant e se assusta ao ver um homem com nome feminino.

Este é o primeiro contato da personagem com um transgênero. “Quem é que bota o nome de um menino de Tereza?”, pergunta Ivana durante a cena. “Eu nasci num corpo de menina. Só que eu não era uma menina!”, explica o rapaz. A partir daí, Ivana vai começar a pesquisar sobre o universo trans.

Apesar de o nome Tereza aparecer na trama, essa não é mais a maneira com que o jovem trans se identifica. Ele resolveu assumir o nome de Tarso Brant. “Foi uma decisão tomada junto com meus pais e logo passei a usar o novo nome para que o público soubesse quem eu sou hoje em dia. Tereza faz parte do meu passado, agora ela virou uma personagem”, explica Tarso em entrevista. O ator entrou com processo na Justiça para mudar o nome oficialmente.

A autora da novela explica que a intenção ao mostrar os personagens é combater a transfobia. A história é polêmica. Muitas pessoas acreditam que a trama vai incentivar crianças a mudarem de sexo. O Patos Hoje mostrou há alguns dias dois casos em Patos de Minas relacionados com a orientação sexual.

O primeiro foi o do jovem que disse ter sido agredido em um bar por ser homossexual. Leia mais! O outro foi o da técnica de enfermagem que disse ter sido impedida de entrar em um hotel com sua companheira por causa de sua orientação sexual. Leia mais!