Ismaray Fuentes, que atende na zona rural, é uma das médicas de Cuba que deixarão a cidade.

Patos de Minas tem 4 médicos cubanos que atendem pelo Programa Mais Médicos. Eles deverão deixar o município em 10 dias. A saída acontece depois que o governo de Cuba decidiu por fim à parceria por declarações ofensivas do Presidente Eleito, Jair Bolsonaro. Os profissionais saem deixando vários elogios.

A Secretária Municipal de Saúde de Patos de Minas, Denise Fonseca, falou sobre a situação. Ela informou que a partir do cancelamento do convênio com o Governo de Cuba foi estabelecido o dia 25 de novembro como o último dia dos profissionais na Capital do Milho. Eles atendem cerca de 12 mil habitantes no município.

Dois profissionais atuam no perímetro urbano e dois na zona rural, sendo que cada um atende cerca de 3 mil patenses ou 1000 famílias. O Patos Hoje já recebeu vários elogios por parte dos pacientes com relação aos profissionais. Nós questionamos a Secretária de Saúde se foi registrada alguma ocorrência que os desabonassem e a reposta foi que: “Eles são considerados responsáveis e de bom vínculo com a comunidade”.

Para contornar a situação e não deixar as milhares de pessoas desassistidas, a Secretária informou que o Ministério da Saúde prometeu que vai resolver o problema o mais rápido possível, chamando os outros médicos da lista do programa Mais Médicos. No entanto, ela informou que o órgão federal não estipulou uma data para que isso ocorra.

De acordo com informações da Prefeitura Municipal, eles são médicos generalistas e atuam no Programa Saúde da Família conhecido como PSF. Pelo programa, os salários dos médicos são pagos pelo governo federal, já a alimentação e moradia são por conta do Município.