Associação indígena diz que vai processar Bolsonaro por crime de racismo

"Bolsonaro mais uma vez rasga a Constituição ao negar nossa existência enquanto seres humanos"

publicado em 24/01/2020,


A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) informou que vai processar o presidente Jair Bolsonaro por crime de racismo devido à afirmação do presidente de que os índios são cada vez mais “um ser humano igual a nós”.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

“Nós, povos indígenas, originários desta terra, exigimos respeito! Bolsonaro mais uma vez rasga a Constituição ao negar nossa existência enquanto seres humanos. É preciso dar um basta a esse perverso!”, disse a coordenadora-executiva da associação, Sonia Guajajara, em publicação no Twitter na noite de quinta-feira.

Guajajara acrescentou na publicação que a APIB entrará na Justiça contra Bolsonaro por crime de racismo. Procurada nesta sexta-feira, a associação não respondeu de imediato a pedido de informações adicionais sobre o processo.

Em vídeo exibido também na quinta-feira nas redes sociais, Bolsonaro afirmou, ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que o governo quer integrar os indígenas à sociedade.

“O índio mudou, está evoluindo, cada vez mais o índio é um ser humano igual a nós. Então fazer com que o índio cada vez mais se integre à sociedade e seja realmente dono da sua terra indígena, é isso que nós queremos”, afirmou.

Desde o início do governo, Bolsonaro vem defendendo que as reservas indígenas sejam abertas à agropecuária e à mineração, como forma de incentivar o desenvolvimento econômico da Amazônia.

No entanto, indígenas e ambientalistas temem que os planos do governo irão acelerar a destruição da floresta tropical. Na semana passada, um manifesto assinado por povos indígenas ao fim de quatro dias de reuniões na reserva do Xingu disse que Bolsonaro ameaça a sobrevivência dos índios por meio de “genocídio, etnocídio e ecocídio”.

Fonte: Reuters

Postado em 24/01/2020
Compartilhe:

10 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Kteka | 3 semanas, 3 dias atrás

    SE OS ÍNDIOS SAO DIFERENTES , PORQUE ANDAM DE HILUX ???????

    4 5 Responder

  • Só observo | 3 semanas, 3 dias atrás

    Estão com medo de ter que trabalhar, para índio no Brasil vale tudo. Tem que por eles no mesmo ritmo do restante da sociedade mesmo, bora produzir, gerar renda para o País. Daqui uns dia aparece o molusco com penas na cabeça, dizendo que e índio, kkkkkkkkkk, ladrão vagabundo.

    4 8 Responder

  • Francisco | 3 semanas, 4 dias atrás

    Não faz sentido conceder privilégios para índios já que vivem igual a nós (tem casa, roupas, utensílios domésticos, celular, computador etc). Querem privilégios? Voltem a viver no mato igual bicho.... aí concordo em ter uma "certa proteção ".

    4 8 Responder

  • Kkkk | 3 semanas, 4 dias atrás

    Esses falsos índios , vendem as terras, estorquem a população que passam em estradas que cortam suas terras. Bando de bandidos acostumados com politicas petista.

    5 8 Responder

    Debochador - 3 semanas, 4 dias atrás

    Pelo amor de Deus, não fale essa besteira não. Você pode amar, casar amasiar com o Bolsonaro mas não ofenda os verdadeiros donos das terras que nossos antepassados invadiram, seja mais sensível e justo, estude mais as grandes navegações que deu origem ao flagelo dos nativos. Essa coisa que foi eleita por vocês pode matar a sua mãe a chifradas que vc aplaude. Deixa de ser imbecil homem.

    8 5

  • Mimimi | 3 semanas, 5 dias atrás

    Mimimimimimimimi. Mamatas q que acabaram na FUNAI. Com certeza associação de índios petistas.

    10 13 Responder

    Riala Mafon - 3 semanas, 4 dias atrás

    Peço aos moderadores do Patos Hoje que se aparecer algum comentário a favor de políticas do Governo contra o interesse público com o meu nome não publiquem, jamais eu apoiaria o Bolsonaro contra os indígenas. Esse comentário abaixo é fake, é uma usurpação do meu nome com interesses de me colocar contra a Esquerda.

    8 1

  • Riala Mafon | 3 semanas, 5 dias atrás

    O Presidente Jair Bolsonaro está mais que certo . Índio é tudo preguiçoso não gosta de trabalhar e vive explorando a natureza desmatamento pra vender Madeira . Venda de terras. E ainda que mais dinheiro DO Governo e mais terras .

    16 15 Responder

    Riala Mafon - 3 semanas, 4 dias atrás

    Venho tornar público o meu protesto contra o comentarista que usa meu nome para falar as mais absurdas inverdades copiando a grosso modo o seu ídolo desequilibrado. Jamais eu elogiaria tão triste e aberrante figura, jamais eu ofenderia um povo digno amante da verdade e da honra, como o povo indigna naturais proprietários de todas as terras que somos invasores. Esse governo Bolsonaro, com a máxima certeza ficará na História como castigo para a nossa gente, para quem apoiou há doer mais por uma questão de consciência.

    9 3

  • Na Real | 3 semanas, 5 dias atrás

    O problema dos encantados do Burro mor, é que eles não sabem interpretar o que lê, e esta mídia esquerdista abre espaço para uma "Imbecil" desta, falar um monte de besteira! É mais uma que estudou , que formou, sem ter conhecimento de causa, que esta naquela posição do "PISA"! É mais uma que quer ser serviciente, aos interesses de grupos estrangeiros!

    7 13 Responder