Ivan Rosa - Presidente da Associação dos Músicos de Patos de Minas

O Presidente da Associação dos Músicos de Patos de Minas questionou nesta quinta-feira (07) a medida da Prefeitura Municipal que pretende multar os bares e restaurantes que não estiverem adequados quanto ao volume de som. O presidente da entidade diz que a medida prejudicará os músicos que poderão perder contratos.

De acordo com Ivan Rosa, presidente da Associação dos Músicos de Patos de Minas, a ação da Prefeitura Municipal está correta. Ele diz que todos devem respeitar a lei e que som alto realmente incomoda. No entanto, ele teme que bares e restaurantes que não consigam se adequar acabem eliminando contratos, fazendo com que os músicos percam o serviço.

“Nós conversamos com os músicos e ficamos tristes, porque eles têm perdido datas, uma vez que alguns não têm condições de se adequar”, disse. Ele também cobrou que outras situações também sejam fiscalizados como as cadeiras nas calçadas, os sons automotivos, a Fenamilho, e a Fenapraça. “A lei tem que ser para todos”, disse.

O músico disse que vem conversando com os colegas para se adequarem e aqueles que gostam de tocar um pouco mais alto estão sendo orientados para reduzirem o volume. “A Prefeitura está certa em cobrar a adequação, mas acontece que muitos comércios não conseguem se adequar, por ser inviável, e os músicos perdem os trabalhos”, frisou.

Na terça-feira (05), a Prefeitura informou que os bares e restaurantes que não estiverem dentro das normas serão multados. As fiscalizações começaram neste mês de fevereiro e todos os comerciantes deverão seguir as diretrizes descritas no Código de Postura do Município. Os valores podem variar de R$723,60 a R$8.040,00.