O tamanho dos frutos impressiona quem passa pelo local.

A árvore de tamanho mediano, plantada próxima ao cruzamento da avenida Fátima Porto com a avenida Brasil, bem no centro de Patos de Minas, chama a atenção. Não só pela cor verde-escuro brilhante, mas principalmente pelo tamanho dos frutos. Eles podem chegar a 25 centímetros de diâmetro, mas aqui não tem chegado a este tamanho todo.

O grande problema são os furtos que tem irritado o André, o morador que trouxe a planta do Amazonas e plantou ao lado de casa. Ele disse que ficou impressionado ao ver uma índia dar banho no filho em uma das partes de um coité gigante e decidiu trazer a planta para Patos de Minas.

Uma das especialidades da árvore de coité, além da madeira bastante forte e resistente e ideal para marcenaria e carpintaria, é o tamanho dos frutos. Eles não são comestíveis, mas podem ser utilizados de diferentes formas, principalmente como cuias. Os antigos usavam esse material como vasilhames. A casca é bastante dura e resistente.

A árvore de Coité pode chegar a 16 metros de altura. A planta se adapta bem a diferentes climas e é bastante resistente à seca. Os frutos, além de dar origem aos vasilhames, também oferecem material para tingimento, além de conterem propriedades medicinais. Há quem diga que a casca é eficaz no tratamento de inflamações e que a polpa pode ser usada no tratamento de doenças respiratórias. Por outro lado, existem estudos mostrando que a planta também pode ser tóxica.

O André estava cuidando dos coités para pintá-los e fazer uma grande árvore de natal. Mas não demorou muito e eles foram furtados, como acontece quase todos os anos. Ele lamentou.

Autor: Maurício Rocha