349669 2216 Ok
Banner Unipam 2017 - Institucional
Publicado em 06/12/2016
Compartilhe:

Árvore de Coité bem no centro de Patos de Minas chama atenção, mas furtos são constantes

O morador disse que ficou impressionado ao ver uma índia dar banho no filho em uma das partes de um coité gigante e decidiu trazer a planta para Patos de Minas.

O tamanho dos frutos impressiona quem passa pelo local.

A árvore de tamanho mediano, plantada próxima ao cruzamento da avenida Fátima Porto com a avenida Brasil, bem no centro de Patos de Minas, chama a atenção. Não só pela cor verde-escuro brilhante, mas principalmente pelo tamanho dos frutos. Eles podem chegar a 25 centímetros de diâmetro, mas aqui não tem chegado a este tamanho todo.

O grande problema são os furtos que tem irritado o André, o morador que trouxe a planta do Amazonas e plantou ao lado de casa. Ele disse que ficou impressionado ao ver uma índia dar banho no filho em uma das partes de um coité gigante e decidiu trazer a planta para Patos de Minas.

Uma das especialidades da árvore de coité, além da madeira bastante forte e resistente e ideal para marcenaria e carpintaria, é o tamanho dos frutos. Eles não são comestíveis, mas podem ser utilizados de diferentes formas, principalmente como cuias. Os antigos usavam esse material como vasilhames. A casca é bastante dura e resistente.

Imagens atualizado em 06/12/2016 • 20 fotos

A árvore de Coité pode chegar a 16 metros de altura. A planta se adapta bem a diferentes climas e é bastante resistente à seca. Os frutos, além de dar origem aos vasilhames, também oferecem material para tingimento, além de conterem propriedades medicinais. Há quem diga que a casca é eficaz no tratamento de inflamações e que a polpa pode ser usada no tratamento de doenças respiratórias. Por outro lado, existem estudos mostrando que a planta também pode ser tóxica.

O André estava cuidando dos coités para pintá-los e fazer uma grande árvore de natal. Mas não demorou muito e eles foram furtados, como acontece quase todos os anos. Ele lamentou.

Autor: Maurício Rocha

Clínica Impar - Início: 21-08-17
Postado em 06/12/2016
Compartilhe:

9 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • José Geraldo Caixeta | 11 meses, 2 semanas atrás

    É verdade. Em 1979 trouxe de Fortaleza algumas mudas de Coité.. uma delas foi plantada na fazendo do meu Pai - Geraldo Caixeta e outra na fazenda de Elvira Porto. As plantas cresceram, deram frutos e muitas mudas foram retiradas para plantio, com sucesso.

    0 0 Responder

  • patense | 11 meses, 2 semanas atrás

    Engraçado pq conheci um senhor que tinha uma fazenda no Paraiso, que se chamava Geraldo Caixeta, que recebeu de presente de seu filho Jose Geraldo, uma muda dessa arvore a muitos anos atras, e que por conhecidencia se nao me engano e avó do Andre, entao sendo assim, essa planta veio da fazenda do avó. e que me parece tb o filho do Sr Geraldo um senhor muito respeitado na região , troxe essa muda pra ele dor Nordeste, a muitos anos atras.

    0 0 Responder

  • romualderson | 11 meses, 2 semanas atrás

    que saudade da época do regime militar , havia disciplina e respeito ao próximo , caso contrário apanhava até sujar a roupa :cop:

    2 6 Responder

  • chicossanto | 11 meses, 2 semanas atrás

    eu também já roubei, mas não foi fruto, foi um galho e fiz três mudas. Dei uma para a sogra, para os vândalos roubarem e ela ficar nervosa (hahahahahah) e outro para o meu vizinho chato. É fácil fazer a muda e produz rápido.

    0 0 Responder

  • Coite do serrado | 11 meses, 2 semanas atrás

    Obrigado por passar o endereço. Vou lá buscar alguns desses p secar e usar p artesanato

    2 1 Responder

  • Nois | 11 meses, 2 semanas atrás

    Bonito pois no sítio de meus pais têm pé de coite lindos a 40 anos lindos frutos eles principalmente nesta época

    5 4 Responder

  • mary | 11 meses, 2 semanas atrás

    o que é seu, não é meu e o que é meu não é seu.... Povinho sem educação, independente de estar plantada na porta de casa, a casa é dele logo td que está lá também é dele, porque até hoje nunca ví a prefeitura colocar cimento, piso em nenhum passei.....fica a dica não mexa no que é do outro....

    17 5 Responder

    kkkkkkk - 11 meses, 2 semanas atrás

    Se não fosse para quem quiser passar e pegar, que colocasse no quintal da casa dele !!! Esta na calçada portando é via pública, então a arvore é da cidade , e quem pegue os frutos quem quiser !

    3 5

  • uai | 11 meses, 3 semanas atrás

    Furto nada, o que tá no passei já é público, ele devia ter plantado dentro da casa dele

    21 38 Responder

    uai corrigindo - 11 meses, 2 semanas atrás

    escrevi errado: passeio

    6 14

  • Luz | 11 meses, 3 semanas atrás

    Se a árvore está em área pública, não existe furto!

    22 35 Responder

    Novim - 11 meses, 2 semanas atrás

    Você é adevogado?

    13 4

    Luz - 11 meses, 2 semanas atrás

    Não precisa ser advogado para conhecer direitos e deveres!

    1 5

  • Carlim | 11 meses, 3 semanas atrás

    Cabaça

    9 27 Responder

    iiixi - 11 meses, 3 semanas atrás

    cabaça é outra coisa

    16 2

    anjo bom - 11 meses, 2 semanas atrás

    Pelo que eu sei também, cabaça dá é no chão. O pé de cabaça é igual pé de abrobra!

    10 1

carregar mais comentários