349669 2216 Ok
Banner CNA - TOPO
Publicado em 22/03/2017
Compartilhe:

Artistas patenses divulgam Festival Patos e Viola na Rádio Inconfidência em Belo Horizonte

Este ano, além da gravação de um CD, os primeiros colocados vão dividir prêmios no valor de R$ 30 mil.

Imagens atualizado em 22/03/2017 • 4 fotos

Pelo terceiro ano consecutivo o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas em parceria com a Fundação Casa da Cultura do Milho, realizará o Festival Patos & Viola, visando divulgar a música sertaneja que representa a Festa Nacional do Milho há 58 anos. Dada a grandiosidade do evento, o coordenador do projeto, João Otávio Coelho e artistas de edições anteriores, foram convidados para participar do programa “Trem Caipira”, no ar há 25 anos pela Rádio Inconfidência, uma das mais antigas emissoras de Minas Gerais.

As inscrições para o Festival Patos e Viola já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.festivaisdobrasil.com.br. O tema é livre e os músicos podem inscrever canções nas categorias viloa caipira, sertanejo e instrumental. Este ano, além da gravação de um CD, os primeiros colocados vão dividir prêmios no valor de R$ 30 mil. 

O Festival Patos e Viola foi lançado na última semana e o objetivo da viagem à capital mineira foi divulgar o concurso e valorizar os artistas regionais. “Foi uma ótima estratégia, pois a Rádio Inconfidência é a maior do estado e uma das maiores do Brasil. Ganhar esse tempo foi uma alegria e tanto. Levamos não somente artistas que participaram das edições anteriores do concurso, mas também aqueles que têm renome na região”, ressaltou João Otávio.

O Festival Patos & Viola chegou ao radialista Múcio Bolíviar por intermédio do cantor Tenente Primo, representante da dupla Rio Preto e Riachinho, vice-campeã do primeiro concurso. Ele levou o CD do Festival até a rádio. “Impossível descrever esse Festival em palavras. Um projeto com tamanha qualidade, que reúne musicistas de alto nível, que cantam com profissionalismo, alegria e determinação, deveria servir de exemplo para outras localidades do estado. A satisfação de recebê-los no meu programa é muito grande. Ao mesmo tempo em que divulgamos também apoiamos a cultura”, concluiu Múcio.

Outro convidado que esteve presente foi Santino, que forma dupla com Zé Luiz, e inclusive participou do concurso anterior. Ele ressaltou com animação a magnitude do Patos & Viola: “O Projeto é muito importante, tanto para nós, quanto para os que ainda vão se inscrever. É uma oportunidade única de mostrar nosso trabalho, divulgar e valorizar a música raiz e seus subgêneros.”

Para Lazinho, um dos integrantes do trio “Os Morenos”, a participação superou as expectativas. “A viagem foi ótima. Sempre ouvimos o programa pelo rádio, mas nunca tivemos a oportunidade de cantar no estúdio. Foi uma chance única”, afirmou.

Tamanho foi o sucesso dos compositores, que além da participação ao vivo, foram gravadas entrevistas com as seis bandas presentes para serem apresentadas posteriormente. São elas: Claudiney Viola, Geo Viola, Trio Os Morenos, Trio Revelação de Minas, Zé Luiz & Santino e Zé Tropeiro & Villar. Os interessados em ouvir essa conversa descontraída e cultural, podem acompanhar a programação da Rádio Inconfidência das 4h às 6h pelos canais AM 880 ou FM 100,9.​

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fenamilho

Clínica Impar - Início: 21-08-17
Postado em 22/03/2017
Compartilhe:

1 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Rubens Jr. | 7 meses atrás

    Parabéns ao Tenente Primo pela iniciativa e ao ponte-novense Múcio Bolívar pela oportunidade dada aos verdadeiros artistas patenses e não essa desgraça musical de Henrique e Juliano! E o "Trem Caipira", retransmitido pelo Clube AM 770, até entrar o chatísssimo Berto Bastos (um verdadeiro "pedinte"), é o melhor do sertanejo das Gerais! E tenho dito!...

    0 0 Responder

  • Calanga | 7 meses atrás

    Esse povo aí é bão! Parabéns!

    1 0 Responder

  • Zé Pikeno | 7 meses atrás

    Tomara que este selecionem músicas e jurados melhores. Ano passado teve gente que ganhou nas três categorias isso, ao meu ver, não é certo. Elegeram melhor instrumental de Viola uma música de sanfona. O regulamento deste festival tem que ser revisto.

    3 0 Responder

  • Nego doido | 7 meses atrás

    Sou de Patos e moro em BH a muitos anos. Fiquei até emocionado quando liguei o radio na Inconfidência, ainda era madrugada, e escutei o programa com o pessoal de Patos. Muito legal, parabéns a todos.

    1 1 Responder