Durante o ano 2016 já foram apreendidas 140 armas de fogo.

Um verdadeiro arsenal retirado das ruas. A quantidade de armas apreendidas pela Polícia Militar ao longo deste ano impressiona. Foram 140 revólveres, pistolas e espingardas retiradas de circulação somente no período de Janeiro a Outubro, 20 a mais do que em todo o ano passado e crescimento de 26% em relação ao mesmo período de 2015 quando foram apreendidas 111 armas de fogo.

O balanço é do comando da Polícia Militar de Patos de Minas que tem se esforçado para combater esse tipo de crime. Entre as armas aprendidas pela Polícia Militar algumas chamam a atenção, como a escopeta de fabricação caseira encontrada em uma casa em Patos de Minas esta semana. Em abril deste ano, em uma única operação, os militares encontraram quatro armas que estavam sendo usadas em assaltos. Três assaltantes foram presos.

Blitzens, batidas policiais e denúncias da comunidade ajudam na apreensão de armas de fogo. E a Polícia Militar faz um trabalho especial para tirá-las de circulação.  Revólveres e pistolas são as armas mais utilizadas para cometer crimes. Segundo o Major Martins, uma única arma de fogo chega a ser utilizada para cometer até 30 crimes, como assaltos e homicídios.

O comando da Polícia Militar orienta a população a evitar as armas de fogo. Segundo o major Martins ter uma arma em casa não é sinônimo de segurança e a pessoal ainda passa a ser visada pelos criminosos. Ao mesmo tempo, a corporação que pede a colaboração da comunidade para que as denúncias de porte e posse ilegal de arma de fogo continuem sendo feitas.

As armas apreendidas são encaminhadas para a Polícia Civil e posteriormente para o Judiciário. Após a conclusão do processo todas elas são destruídas.

Autor: Maurício Rocha