Futebol é um dos esportes que mais se beneficiou dos novos hobbies

A ascensão do entretenimento sob demanda revolucionou a indústria do entretenimento. Nos esportes isso não é diferente e mesmo que as partidas ainda tenham hora marcada, nos últimos anos o número de hobbies que permitem que os fãs de esportes estejam cada vez mais conectados com seus fãs só aumentou.

É possível encontrar todo tipo de conexão proporcionada pelas diversas empresas de mídia, redes sociais e até mesmo equipes mais tecnológicas e os próximos anos prometem experiências ainda mais incríveis e imersivas para os entusiastas.

Mídias sociais passaram a desempenhar um papel importante no engajamento

Atualmente as principais redes sociais do mundo , como o YouTube, o Twitter e o Facebook, por exemplo, têm desempenhado um papel cada vez maior na vida dos fãs de esportes em todo o mundo.

Desde que as mídias sociais surgiram no início dos anos 2000, seus benefícios de alcance e engajamento entre milhões aumentaram de forma progressiva até o estado atual em que é praticamente impossível encontrar alguém sem uma conta em pelo menos uma rede social.

Este aumento no número de usuários chamou atenção e possibilitou aos jogadores, equipes e fãs a oportunidade perfeita de se manterem em um loop constante de contato muito mais próximo do que era possível sem essas redes, tornando essa interação um dos hobbies favoritos dos fãs.

É possível encontrar dados relacionados a todas as maiores modalidades esportivas, mas o engajamento em relação ao futebol é um dos que mais impressiona e demonstra a força dessa interação e comentários entre fãs.

Por exemplo, enquanto o Facebook tem quase sete vezes mais contas registradas que o Twitter, estudos recentes revelaram que em dias de jogos de futebol a rede social do pássaro azul é 1,5 vezes mais utilizada pelos seus usuários que ele.

As equipes não ficaram atrás disso e muitas passaram a organizar “watch parties”, eventos em que todos os fãs assistem a partida de forma simultânea com direito a participações durante a transmissão.

O melhor exemplo recente disso é a NBA, que além de diversas ações de marketing online, como a recente e divertida interação relacionada ao Halloween, permitiu que os fãs assistissem as partidas a partir de uma chamada integrada do aplicativo Microsoft Teams enquanto suas imagens eram transmitidas para placas de vídeo de 5 metros instaladas ao redor das quadras.

A tecnologia fez com que parecesse que os espectadores estavam sentados lado a lado e os participantes podiam interagir uns com os outros e ver e ouvir suas reações em tempo real.

A NBA tem outros planos para permitir que os fãs conversem durante os jogos, incluindo exibir uma sobreposição de estatísticas em tempo real e muito mais. Os fãs parecem concordar com essa direção e um estudo recente descobriu que impressionantes 76 por cento dos entusiastas dos EUA querem mais opções de visualização desse estilo no futuro.

Apostas esportivas se tornaram um dos principais hobbies dos fãs

A chegada de sites de apostas esportivas como a Betway , um dos líderes da indústria, também permitiu o crescimento de outro tipo de hobby que aumentou de forma significativa o engajamento dos fãs nos resultados dos seus times favoritos.

Da mesma forma que ocorre com as redes sociais, as apostas esportivas fazem com que os fãs se sintam cada vez mais próximos das suas equipes favoritas, já que é possível realizar qualquer tipo de aposta relacionada ao resultado da partida, como número de pontos marcados, quem vai vencer e até mesmo escanteios ou cobranças similares.

Na verdade, as apostas esportivas e as redes sociais contêm uma ótima relação de feedback positivo e um hobby permite que os entusiastas aproveitem melhor o outro e vice-versa.

Por exemplo, é possível se conectar com apostadores mais experientes através das redes sociais e não apenas checar suas apostas e recomendações como alterar, diminuir ou aumentar a aposta no meio da partida para obter o melhor resultado possível de cada jogo.

Liga de basquete norte-americana foi uma das mais eficientes na introdução de novos hobbies e interações com fãs

Além disso, um fã pode apostar contra o time de um amigo e essa rivalidade saudável e divertida ultrapassa as barreiras da aposta para se tornar um aspecto ainda mais divertido da relação de camaradagem esportiva.

É possível até mesmo participar de um grupo de apostadores para ver quem é o melhor deles e fazer até campeonatos internos para ver quem conseguiu acertar mais resultados.

É difícil até mesmo colocar em palavras a sensação de acompanhar o resultado positivo do time quando ele ganha e há uma aposta de alto nível envolvida e não é surpresa que os fãs tenham se conectado tanto com esse hobby.

Estádios cada vez mais tecnológicos com novas formas de engajamento

A última forma de novo hobby de fãs que tem crescido cada vez mais está direcionada a própria experiência de ir aos estádios e o número de equipes com casas tecnológicas é cada vez maior.

Por exemplo, a Juventus desenvolveu o Socios, uma plataforma de votação e recompensas baseadas em tokens únicos em blockchain para os fãs dos clube, que permite que eles votem na música que tocará com os gols da equipe e deve contar com diversas outras votações para acontecimentos e escolhas dentro e até mesmo fora do estádio.

Outra inovação que merece ser mencionada devido ao alto nível de engajamento e facilidades que podem proporcionar aos fãs é a chegada de wi-fi de alta qualidade na maioria dos novos estádios, que além de possibilitar que eles interajam entre si durante as partidas também permitem que eles utilizem redes sociais e realizem suas apostas de dentro do estádio.

Além disso, esse tipo de tecnologia já permite diversas outras facilidades para os torcedores e aumenta a segurança dos torcedores. Por exemplo, a última edição da Copa América contou com reconhecimento facial nos estádios e no Super Bowl L os fãs podiam pedir seus alimentos e bebidas direto dos seus assentos e o aplicativo do Levi’s Stadium mostrava inclusive as melhores rotas para as diversas atividades e estruturas dentro do estádio.

Com a chegada de ainda mais inovações, como a esperada internet das coisas e a veloz tecnologia de internet móvel 5G , que promete ser o assunto mais comentado de 2021, o número de possíveis interações e facilidades dos estádios só deve aumentar.

Futuro promete cada vez mais hobbies e possibilidades de interação

Nos últimos anos os esportes e toda a tecnologia envolta deles evoluiu de forma substancial e foi possível oferecer diversos tipos de experiências, como as apostas esportivas, que não param de crescer ao redor do mundo.

Com a chegada de novas tecnologias, como óculos de realidade virtual e aumentada e vestíveis de todos os tipos, será possível ver ainda mais níveis para esse tipo de interação entre torcedores e suas modalidades favoritas e diversos hobbies devem se aprimorar enquanto novos surgem.