O "Homem do Balaio" foi totalmente restaurado.

O Monumento ao Homem do Campo, conhecido como “Homem do Balaio” voltou a enfeitar a Praça da Avenida Getúlio Vargas, principal praça de Patos de Minas. Após ter sido danificado por ação de vândalos, a Prefeitura Municipal contratou um artista plástico que concluiu o trabalho nesta semana. Todo o trabalho ficou por R$24 mil.

A obra, inaugurada em 1961, foi restaurada pelo artista plástico José Batista Almeida, 56 anos, natural de Patos de Minas. Segundo a Secretaria de Cultura, o artista venceu uma licitação realizada para este fim. Os R$24 mil vieram do Fundo Municipal de Patrimônio Histórico. Toda a escultura foi recuperada.

Para José Batista, cada detalhe no trabalho de reconstrução foi minuciosamente planejado e conduzido, para que a obra mantivesse o mesmo estilo de quando erguida pela primeira vez. “Foi um processo criterioso e lento, pois precisava resgatar detalhes originais da estátua e do pedestal. Primeiramente, trabalhamos o braço, reconstruindo-o com concreto, ferro e cimento. Em seguida, recuperamos o chapéu, a gola da camisa, a orelha, o nariz, o cigarro de palha, o facão que fica na cintura e as espigas de milho. Todos esses estavam quebrados e foram reconstruídos”, detalhou o artista.

O artista conta também que o pedestal foi reformado, incluindo o piso superior da estátua. A calçada que rodeia o pedestal também foi recuperada, bem como o gramado no entorno do monumento. Concluindo a recuperação da obra, o artista finalizou retirando as pichações que lá estavam, utilizando tinta especial lavável.

Esta não é a primeira vez que o monumento ao ‘Homem do Campo’ foi alvo de vândalos e teve que passar por melhorias. No histórico de restaurações, consta que no ano de 2001, o idealizador do projeto, o artista Antônio Dias Lopes, natural da Espanha, esteve em Patos de Minas para trabalhar na recuperação de partes que foram destruídas com o tempo, ou através de vandalismo. Em 2011, a obra foi atacada novamente, e chegou a ter o seu braço arrancado. Mais recentemente, o suporte do monumento havia sido pichado.

Conforme planejado pelo artista José Batista, a conclusão da restauração se dá antes do início das comemorações do mês de maio, que inclui a Fenapraça, agendada para o período de 6 a 15; a passagem da tocha olímpica, programada para o dia 8; o aniversário da cidade, no dia 24; e a Fenamilho, que acontece entre 20 e 30 do mesmo mês.

Autor: Farley Rocha com Ascom Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.