Uma mãe entrou em contato com a redação do Patos Hoje relatando o drama que vem passando o filho de 10 anos em Patos de Minas. Ele está com uma consulta agendada para amanhã em Belo Horizonte e a Prefeitura Municipal não disponibilizou uma poltrona a mais no transporte para que a criança pudesse ir deitada uma vez que não suporta viajar sentada em decorrência de quatro cirurgias no coração. A mãe pede uma solução urgente para que o filho não fique pior.

A reportagem do Patos Hoje foi até a Rua Dilermano Gomes de Deus na tarde desta terça-feira (20) e conversou com a dona Marli Aparecida, mãe do Fausto Leonardo Caixeta Silva de 10 anos. Ela contou que a secretaria de saúde entrou em contato com ela e disse que se ela quiser levar o filho até a consulta teria que ser sentado. “Quando eles me falaram isso eu fiquei desesperada porque ele não pode viajar sentado, ele não suporta. Eu pedi uma poltrona a mais porque aí ele deitaria em duas e colocaria as pernas em cima de mim, mas a secretária me disse que não se eu quiser leva-lo é nas condições que eles falaram”.

A consulta está sendo esperada há cerca de 6 meses. A mãe conta que chegou a abrir mão da exclusividade que o filho tinha em uma ambulância porque a prefeitura prometeu que ela e o filho teriam direito a três poltronas em uma van de transporte. “Ele ia de ambulância sozinho sabe, deitado toda a viagem e eu ia acompanhando ele, eu resolvi abrir mão porque eu sei que existem pessoas que precisam mais que ele desse tipo de transporte”. De acordo com Marli, tem dois anos que ela leva o filho para consultas e nunca teve problemas, dessa vez a Secretaria de Saúde não disponibilizou os três lugares e também não disseram a ela o motivo da recusa.

Fausto precisa ir para Belo Horizonte realizar uma consulta nos olhos. Segundo a mãe, ele possui 17 graus em cada olho em decorrência de estrabismo, miopia e ceratocone. A viagem está marcada para as 23h00 de hoje e a dona Marli segue sem saber como vai levar o filho. “A consulta dele é amanhã 09h30, ele é cardiopata, o coraçãozinho dele não suporta o balançar da van e por isso ele precisa ir deitado, aqui em casa ele não fica sentado por muito tempo porque ele vai ficando vermelho e é muito preocupante”.

Marli ressalta que pede uma poltrona a mais não pelo conforto, mas sim pela saúde do filho. “Ele não suporta uma viagem de seis horas sentado, ele fez uma cirurgia recente no coração que infelizmente deixa a saúde dele debilitada, eu não peço dinheiro, não peço conforto, eu só peço uma poltrona a mais para ele ir deitado e evitar que ele fique pior”. Nós entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal e com a Secretaria de Saúde do Município e fomos informados que a Secretária de Saúde, Denise Fonseca, está viajando e só volta no fim da semana. Em nota, a Assessoria de Comunicação disse que “O fato é que o relatório da criança está desatualizado há mais de 2 anos. A criança não pode ir deitada na van por precaução e exigência do CTB, já que em caso de um acidente, ela pode ser arremessada, já que não estará com o cinto de segurança. Para esta viagem, a Prefeitura não dispõe de ambulância no momento”.