O reajuste vai começar a valer na segunda-feira.

Enquanto a sociedade se mobiliza para reduzir os preços dos combustíveis, outro motivo deve deixar o orçamento familiar mais sobrecarregado. Na segunda-feira (28), a energia elétrica em Minas Gerais ficará mais cara em média 23,19%. O aumento foi aprovado pela ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica.

A concessionária atende a 8,3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 774 municípios de Minas Gerais. De acordo com os índices definidos pela agência reguladora, os percentuais de aumento na conta de energia vão variar de 18,53%, para consumidores residenciais com baixa renda, a 35,56%, no caso das indústrias.

A proposta consta da quarta revisão tarifária da empresa, realizada de quatro em quatro anos com o objetivo de manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão.

De acordo com a Aneel, a diferença de percentual entre os dois grupos é devido ao aumento de custo relacionados à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que contribuiu para um aumento do efeito médio de 2,53% na tarifa da Cemig.